Política

Datafolha: aprovação de Lula oscila para 28% e reprovação vai a 40% após crise no INSS

Este é pior índice de avaliação positiva em seus três mandatos, empatado com o patamar mais baixo registrado até agora

13/06/2025 06h25
Datafolha: aprovação de Lula oscila para 28% e reprovação vai a 40% após crise no INSS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi interrompida, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12). O levantamento aponta que 40% dos brasileiros reprovam a gestão do petista, enquanto 28% aprovam, o pior índice de avaliação positiva em seus três mandatos, empatado com o patamar mais baixo registrado até agora.

Na pesquisa anterior, realizada em abril, Lula tinha 29% de aprovação e 38% de reprovação. A leve piora ocorre após o escândalo envolvendo fraudes no INSS, considerado o principal desgaste político recente para o governo federal.

A taxa dos que consideram o governo regular oscilou de 32% para 31%. Já 1% dos entrevistados disseram não saber avaliar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também perguntou diretamente se os entrevistados aprovam ou desaprovam o trabalho do presidente. Nesse recorte, 46% disseram aprovar, ante 48% em abril, enquanto 50% desaprovam, número que subiu um ponto percentual em relação à pesquisa anterior. O cenário é de estabilidade dentro da margem de erro.

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios do país entre os dias 10 e 11 de junho.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Zanin acata pedido do MP-BA e cassa decisão do STJ que impedia julgamento de Binho Galinha

Zanin acata pedido do MP-BA e cassa decisão do STJ que impedia julgamento de Binho Galinha

O ministro do STF reconheceu a legalidade do compartilhamento das informações do Relatório...
Política
Governo Lula veta 63 trechos da PL da Devastação e vai enviar ao Congresso projeto com correções

Governo Lula veta 63 trechos da PL da Devastação e vai enviar ao Congresso projeto com correções

Decisão mantém proteção à Mata Atlântica, direitos de povos indígenas e quilombolas...
Política
Itamaraty convoca diplomata dos EUA e repudia ameaças a autoridades brasileiras nas redes sociais