Educação

Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Cursos como administração, agronomia e ciências contábeis foram avaliados como “muito bom”

07/11/2022 17h09
Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Vinte e um cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram avaliados como “muito bom”, com 4 estrelas, na pesquisa nacional feita pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a startup da área educacional Quero Bolsa.

O ranking “Guia da Faculdade” de 2022 ainda inclui quatro cursos da Uefs avaliados como “bom” e receberam 3 estrelas. Desde 2019, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), a Uefs participa do processo avaliativo do Estadão.

Os cursos avaliados como “muito bom” são Administração, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Direito, Farmácia, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Os cursos avaliados como “bom” foram Ciências Econômicas, Medicina, Música e Química.

A pró-reitora de Graduação da Uefs, Silvia Passos, destacou os resultados do Guia e a avaliação dos cursos da universidade. “Consideramos de grande importância a inclusão de nossos cursos entre os melhores do país, principalmente nesse contexto de desvalorização do ensino superior público, por meio de cortes de verbas, entre outras ações. Em 2022, a Uefs ampliou o número de cursos avaliados com 4 estrelas, em comparação a 2021. Isto representa todo o esforço e compromisso da comunidade acadêmica com um ensino público, gratuito e socialmente referenciado” afirmou.

O Guia da Faculdade analisa mais de 17 mil cursos superiores em todo o Brasil utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Uma equipe atua colhendo a opinião de professores que atuam no Ensino Superior. Em 2022 foram mais de 10 mil coordenadores e professores cadastrados voluntariamente para atuar como avaliadores do guia. Os docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

*Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Os requerimentos de progressão funcional por avanço vertical são apresentados ao longo...
Educação
Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).
Educação
Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Relator foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório