Educação

Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Cursos como administração, agronomia e ciências contábeis foram avaliados como “muito bom”

07/11/2022 17h09
Cursos de graduação da Uefs são destaques na Guia do Estadão

Vinte e um cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram avaliados como “muito bom”, com 4 estrelas, na pesquisa nacional feita pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a startup da área educacional Quero Bolsa.

O ranking “Guia da Faculdade” de 2022 ainda inclui quatro cursos da Uefs avaliados como “bom” e receberam 3 estrelas. Desde 2019, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), a Uefs participa do processo avaliativo do Estadão.

Os cursos avaliados como “muito bom” são Administração, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Direito, Farmácia, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Os cursos avaliados como “bom” foram Ciências Econômicas, Medicina, Música e Química.

A pró-reitora de Graduação da Uefs, Silvia Passos, destacou os resultados do Guia e a avaliação dos cursos da universidade. “Consideramos de grande importância a inclusão de nossos cursos entre os melhores do país, principalmente nesse contexto de desvalorização do ensino superior público, por meio de cortes de verbas, entre outras ações. Em 2022, a Uefs ampliou o número de cursos avaliados com 4 estrelas, em comparação a 2021. Isto representa todo o esforço e compromisso da comunidade acadêmica com um ensino público, gratuito e socialmente referenciado” afirmou.

O Guia da Faculdade analisa mais de 17 mil cursos superiores em todo o Brasil utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Uma equipe atua colhendo a opinião de professores que atuam no Ensino Superior. Em 2022 foram mais de 10 mil coordenadores e professores cadastrados voluntariamente para atuar como avaliadores do guia. Os docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

*Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Comentários

Leia também

Educação
Em sua 1ª edição, Prêmio Ideb divulga a lista final das escolas contempladas

Em sua 1ª edição, Prêmio Ideb divulga a lista final das escolas contempladas

Criado em 2023, o prêmio visa reconhecer escolas estaduais e NTEs que alcançaram ou superaram...
Educação
Educador baiano Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira

Educador baiano Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira

Fundador da Escola Parque, em Salvador, Anísio tornou-se personagem importante na história...
Educação
Mec abre 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva

Mec abre 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva

A partir de segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para...