Curso de orientação profissional prepara jovens para o mercado e já garante contratações
O curso abordou temas essenciais como gestão do tempo e uso consciente das telas
Jovens entre 14 e 24 anos participaram, nesta quarta-feira (27), da segunda etapa do curso gratuito de orientação profissional promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria da Juventude (SEJUV), em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). Realizado no auditório da UNIFACS, o evento tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho e já apresenta resultados concretos com contratações.
A secretária da Juventude, Suelen Moreira, celebrou o impacto positivo da iniciativa. “Na primeira etapa, realizada em outubro, cinco jovens foram contratados como aprendizes pelas Lojas Americanas. Isso nos dá a certeza de que estamos cumprindo nosso papel em garantir políticas públicas que ampliem o conhecimento e promovam a inclusão dos jovens no mercado de trabalho”, destaca.
Nesta segunda etapa, o curso abordou temas essenciais como gestão do tempo e uso consciente das telas. Além das palestras, todos os participantes foram cadastrados para possíveis encaminhamentos a entrevistas de emprego. “Quem tiver perfil compatível com as vagas das empresas parceiras será indicado. Estamos confiantes de que teremos ainda mais resultados positivos”, disse Suelen. Ao final do curso, todos os participantes recebem um certificado de participação que pode ser incluído no currículo.
Mayane Regina Silva, assistente social do ISBET e palestrante, destacou a importância da ação e o interesse dos jovens. “Tivemos 100 vagas abertas e mais de 170 inscritos, mostrando o quanto essa iniciativa é necessária. Hoje falamos sobre as leis de aprendizagem e de estágio, além de temas práticos como administração do tempo e os impactos das telas em nossas vidas. Queremos preparar os jovens não apenas para o mercado, mas para os desafios do dia a dia”, explicou.
Mayane também comentou o sucesso do programa, que garante suporte completo aos jovens contratados. “Antes de assumirem os cargos nas empresas, eles passam por uma formação teórica no ISBET, garantindo que cheguem preparados. Durante os dois anos de contrato, continuam recebendo acompanhamento semanal conosco. É uma parceria que funciona e transforma vidas”, afirmou.
A terceira e última etapa do curso está confirmada para o dia 12 de dezembro. “Vamos encerrar o ano com mais uma oportunidade para os jovens. O último encontro trará novos temas voltados para a capacitação, como dicas para montar um currículo, como se comportar em entrevistas e se preparar para o mercado. Queremos que todos saiam mais confiantes e prontos para conquistar suas vagas”, pontua Suelen. Ela reforça que o curso está aberto para todos, incluindo aqueles que não participaram das etapas anteriores. “Mesmo quem não veio para o primeiro ou segundo encontro, será muito bem-vindo no terceiro. Estamos de portas abertas”.
Para Iago dos Santos, de 18 anos, o curso é uma oportunidade de iniciar sua carreira profissional. “Terminei o ensino médio recentemente e estou em busca do meu primeiro emprego como jovem aprendiz. Ainda não tenho experiência, mas este curso está me ajudando a entender quais são os meus direitos e deveres, a importância de como me portar bem numa entrevista e me preparar para os desafios do mercado. Já me sinto mais confiante”, relata.