Cultura

Cultura brasileira é homenageada em Festa da Língua Portuguesa

As atrações brasileiras incluem a realização da oficina teatral da peça Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado (1921-2001), que será homenageada por seu centenário.

17/05/2022 13h15
Cultura brasileira é homenageada em Festa da Língua Portuguesa
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Começou hoje (16), no Templo da Poesia, em Oeiras, Portugal, a segunda edição da Travessia das Letras – Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa, que se estenderá até o dia 22, tendo como homenageados o Brasil e o bicentenário da independência. A área, de 22 hectares, foi tombada e tem representados, sob a forma de esculturas, 60 poetas, dos quais 50 são portugueses e dez de países ou territórios lusófonos.

A arquiteta luso-brasileira Claudia Pinheiro, idealizadora do evento, informou que a Festa da Língua Portuguesa vai ultrapassar as atividades relacionadas à literatura. “Vai agregar outras expressões artísticas, tais como teatro infantil, cinema de animação e também música, sempre tendo como ponto de partida a literatura infantojuvenil e celebrando grandes nomes da literatura brasileira, que vão participar de mesas de debates junto a autores portugueses”.

As atrações brasileiras incluem a realização da oficina teatral da peça Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado (1921-2001), que será homenageada por seu centenário. A oficina é ministrada por Cacá Mourthé e Ricardo Kosovski, assim como sua encenação, da qual participarão os atores Roberto Bomtempo e Miriam Freeland.

O escritor indígena Daniel Munduruku terá seu livro Ideias para adiar o fim do mundo adaptado para encenação. Já o músico Pedro Luís realizará uma oficina de ritmo brasileiro, a partir de Carinhoso, uma das canções mais importantes da obra do maestro, instrumentista e compositor Pixinguinha (1897-1973).

Diversos autores portugueses, entre eles Luísa Ducla Soares, Mário de Carvalho, Inês Fonseca Santos e João Maio Pinto, também vão narrar as obras brasileiras representadas no evento.

A programação completa com as atrações pode ser conferida no site do evento.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Cultura
Após grande apresentação na Micareta de Feira, Lago comenta projeção artística  

Após grande apresentação na Micareta de Feira, Lago comenta projeção artística  

A música entrou na sua vida através do violão, instrumento que se tornou seu companheiro...
Cultura
Incondicional: Diogo Dourado grava DVD neste mês

Incondicional: Diogo Dourado grava DVD neste mês

Preparem-se para uma noite inesquecível de música e emoção! O cantor Diogo Dourado...
Cultura
Festival de Cinema Brasileiro em Paris exibe 30 produções nacionais

Festival de Cinema Brasileiro em Paris exibe 30 produções nacionais

O evento deste ano homenageia o ator e diretor Antônio Pitanga, ícone do cinema brasileiro...