Cuidados com a saúde íntima da mulher são essenciais para evitar doenças
O acompanhamento com um profissional é fundamental para rastreio de doenças e tratamentos.
ESPECIAL MARÇO MULHER
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) faz alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde íntima, um fator essencial para evitar o aparecimento de infecções, inflamações, assim como detectar doenças de forma precoce.
De acordo com a ginecologista Priscila Carvalho, o acompanhamento com um profissional é fundamental para rastreio de doenças e tratamentos.
“É muito importante a consulta com a ginecologista, a partir da consulta de rotina vamos realizar os exames de rastreio e através desses exames podemos detectar doenças de maneira precoce e instituir o tratamento de maneira mais adequada. Numa mulher saudável a frequência geralmente para o retorno é anual, mas a depender se tem alguma patologia é indicado a antecipação, de seis meses em seis meses ou até antes”, explica.
Março Lilás, prevenção do câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres, o principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV.
“O câncer do colo do útero é a quarta causa de morte para as mulheres, sendo que é um câncer que é totalmente prevenido. Através da prevenção primária que é a vacinação fornecida pelo SUS, e na prevenção secundária que é através do preventivo. Vale ressaltar que toda mulher deve realizar anualmente o preventivo para prevenir o câncer no colo do útero”, indica Dra. Priscila.
A vacina anti HPV disponível é a quadrivalente, que atua contra os vírus HPV 6, 11, 16 e 18. Meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14, devem se dirigir aos postos de saúde para vacinação gratuita. As principais formas de tratamento para o câncer de colo do útero incluem a cirurgia, quimioterapia e a imunoterapia que visa combater o avanço da doença através do sistema imunológico da paciente.