Cuca celebra 30 anos com programação especial no Aberto das Artes 2025
O Aberto das Artes é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), completa 30 anos e convida a população para um dia inteiro de celebração às artes. O evento Aberto das Artes 2025 acontece nesta sexta-feira (19), das 9h às 22h, com atividades de música, dança, teatro e artes visuais realizadas por artistas locais.
A diretora em exercício do Cuca, professora Rita Brêda, destaca a importância da data.
“O Aberto do Cuca celebrado no dia 19 de setembro tem um gosto especial de celebração dos 30 anos da história do Centro de Cultura e Arte da Uefs. Esse espaço tem um complexo cultural que ao longo do ano oferece várias atividades nas suas diversas linguagens”.
Segundo Rita, a programação foi construída a partir de chamada aberta à comunidade e se espalha por diversos espaços.
“Teremos atividades no Teatro de Arena, no Teatro Universitário, na Galeria Carlos Barbosa, no Museu Regional de Arte e em várias salas com oficinas acontecendo simultaneamente”.
O público poderá conferir atrações durante todo o dia. A festa começou às 9h com apresentação de uma quadrilha junina, seguida da “Turma do Dendê”, voltada para o público infantil. No teatro, as peças “Maria Minhoca” (manhã e tarde) e a comédia “Soraia” prometem divertir o público juvenil e adulto.
A música também tem destaque. A Camerata se apresenta ao meio-dia e às 18h, enquanto a noite será encerrada com shows das bandas Unidos do Samba e Quixabeira da Matinha. Além das apresentações, haverá feira de artesanato, com produtos confeccionados ao vivo, e espaço gastronômico com sabores da agricultura familiar.
“A população feirense está convidada a viver um dia de celebração, de visitação a um espaço arquitetônico de 1916, a nossa primeira Escola Normal, que hoje abriga o Cuca”, reforça Rita.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim