Cruzamento entre cachorro e gata? Caso em Humildes viraliza nas redes sociais
O caso, que começou como uma curiosidade local, ganhou repercussão nas redes socias
A comunidade da Barroquinha, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, foi surpreendida por uma história inusitada: a dona de casa Jaqueline de Jesus Oliveira, conhecida como Kely, afirma que sua gata deu à luz a três filhotes que teriam características de cães. Segundo Kely, os filhotes seriam frutos de um cruzamento entre a gata e um pinscher, chamado Pirulito, que vive com a família.
O caso ocorreu na última terça-feira (12). “Estava dando almoço às meninas quando ouvi a gata gritando. Fui ver e ela estava parindo. Quando olhei, vi algo diferente e gritei: ‘Daniela, vem ver! A gata pariu um cachorro!'”, relatou a tutora, descrevendo a cena.
De acordo com Kely, o primeiro filhote morreu no mesmo dia. Os outros dois resistiram por mais algumas horas, mas também não sobreviveram. “Tentei de tudo, até coloquei a gata em um quartinho para ver se ela amamentava, mas não deu certo”, lamentou.
A situação despertou grande curiosidade entre os moradores. “Teve gente vindo aqui para ver os filhotes e tirar fotos, dizendo que era mesmo um cachorro”, contou Kely.
Repercussão e explicação científica
Segundo o veterinário Luciano Muritiba, é muito difícil um cão e uma gata gerem filhotes juntos, devido a diferenças anatômicas, fisiológicas e genéticas entre as espécies.
“Realmente, o vídeo está viralizando, mas precisamos desmistificar essa história. Apesar de algumas espécies distantes conseguirem cruzar, como o jumento e a égua, isso não se aplica a cães e gatos. Não há compatibilidade cromossômica nem anatômica”, explicou.
Muritiba destacou ainda que a aparência peculiar dos filhotes pode ser explicada por fatores genéticos ou por anomalias congênitas.
“O que vemos aqui é um filhote de gato com alguma condição que alterou sua aparência, mas não há chance de ser um híbrido”, afirmou.
Apesar da explicação científica, a história continua intrigando a comunidade. “Infelizmente, muita gente vai ficar frustrada, mas é um filhote de gato, sem dúvida alguma. Não há nenhuma chance de ser resultado de um cruzamento entre espécies tão diferentes”, concluiu o veterinário.
*Com informações do repórter Rafael Marques