Feira de Santana

Cruzamento entre cachorro e gata? Caso em Humildes viraliza nas redes sociais

O caso, que começou como uma curiosidade local, ganhou repercussão nas redes socias

15/11/2024 10h00
Cruzamento entre cachorro e gata? Caso em Humildes viraliza nas redes sociais
Fotos: Rafael Marques

A comunidade da Barroquinha, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, foi surpreendida por uma história inusitada: a dona de casa Jaqueline de Jesus Oliveira, conhecida como Kely, afirma que sua gata deu à luz a três filhotes que teriam características de cães. Segundo Kely, os filhotes seriam frutos de um cruzamento entre a gata e um pinscher, chamado Pirulito, que vive com a família.

O caso ocorreu na última terça-feira (12). “Estava dando almoço às meninas quando ouvi a gata gritando. Fui ver e ela estava parindo. Quando olhei, vi algo diferente e gritei: ‘Daniela, vem ver! A gata pariu um cachorro!'”, relatou a tutora, descrevendo a cena.

Foto: Rafael Marques

De acordo com Kely, o primeiro filhote morreu no mesmo dia. Os outros dois resistiram por mais algumas horas, mas também não sobreviveram. “Tentei de tudo, até coloquei a gata em um quartinho para ver se ela amamentava, mas não deu certo”, lamentou.

Foto: Rafael Marques

A situação despertou grande curiosidade entre os moradores. “Teve gente vindo aqui para ver os filhotes e tirar fotos, dizendo que era mesmo um cachorro”, contou Kely.

Repercussão e explicação científica

Segundo o veterinário Luciano Muritiba, é muito difícil um cão e uma gata gerem filhotes juntos, devido a diferenças anatômicas, fisiológicas e genéticas entre as espécies.

“Realmente, o vídeo está viralizando, mas precisamos desmistificar essa história. Apesar de algumas espécies distantes conseguirem cruzar, como o jumento e a égua, isso não se aplica a cães e gatos. Não há compatibilidade cromossômica nem anatômica”, explicou.

Muritiba destacou ainda que a aparência peculiar dos filhotes pode ser explicada por fatores genéticos ou por anomalias congênitas.

“O que vemos aqui é um filhote de gato com alguma condição que alterou sua aparência, mas não há chance de ser um híbrido”, afirmou.

Apesar da explicação científica, a história continua intrigando a comunidade. “Infelizmente, muita gente vai ficar frustrada, mas é um filhote de gato, sem dúvida alguma. Não há nenhuma chance de ser resultado de um cruzamento entre espécies tão diferentes”, concluiu o veterinário.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

O encontro teve como objetivo dialogar com o setor produtivo sobre ações em andamento...
Feira de Santana
Procon fiscaliza pizzarias em Feira de Santana e orienta sobre cobrança indevida de pizzas com dois sabores

Procon fiscaliza pizzarias em Feira de Santana e orienta sobre cobrança indevida de pizzas com dois sabores

A ação, que teve início na semana passada, resultou na notificação de 20 estabelecimentos ...
Feira de Santana
CRAS Fraternidade é reinaugurado após reforma e ampliação em Feira de Santana

CRAS Fraternidade é reinaugurado após reforma e ampliação em Feira de Santana

O CRAS Fraternidade atende em média 80 pessoas por dia, abrangendo não apenas os moradores...