Feira de Santana

CRMQ recebe visita da promotora de Justiça para fortalecimento da rede de proteção à mulher

O Centro de Referência Maria Quitéria é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

22/04/2025 15h38
CRMQ recebe visita da promotora de Justiça para fortalecimento da rede de proteção à mulher
Foto: Jorge Magalhães

Com o objetivo de alinhar estratégias de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e conhecer as novas instalações, o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a visita da promotora de Justiça, Susila Machado, que atua com atribuição em casos de violência doméstica.

A secretária da Mulher, Neinha Bastos, foi responsável por apresentar o equipamento e conduzir o encontro, que teve como foco o fortalecimento das parcerias institucionais e a promoção de ações integradas em prol da proteção das mulheres atendidas pelo centro.

Durante a visita, a promotora destacou a importância do CRMQ no acolhimento das vítimas. “É um espaço com instalações modernas e adequadas para acolher mulheres em situação de violência. Juntos formamos uma rede para garantir apoio efetivo e humanizado. Quanto mais fortalecida estiver essa rede, mais capacidade teremos de enfrentar essa luta diária com eficiência e agilidade”, afirmou.

A secretária da Mulher, Neinha Bastos, destacou que a visita reforça o compromisso do município com políticas públicas efetivas voltadas à proteção e ao empoderamento.

“O CRMQ é mais do que um equipamento, é um espaço de escuta, acolhimento e reconstrução de vidas. Essa parceria é fundamental para que a rede funcione de forma integrada, garantindo às mulheres segurança, orientação e dignidade”, salientou.

O Centro de Referência Maria Quitéria é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres que atua no acolhimento e na assistência em situação de vulnerabilidade social ou que enfrentam diferentes formas de violência.

O equipamento oferece apoio psicológico, jurídico e social, e atua como um espaço seguro para promover o fortalecimento emocional e a autonomia das mulheres, além de desenvolver atividades e projetos que incentivam o empoderamento.

O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Domingos Barbosa de Araújo, 333, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Após Micareta, HEMOBA faz apelo por doações de sangue em Feira de Santana

Após Micareta, HEMOBA faz apelo por doações de sangue em Feira de Santana

Durante os dias de festa, o movimento de doadores foi praticamente inexistente
Feira de Santana
Dia das Mães movimenta comércio de Feira de Santana com expectativa de crescimento nas vendas

Dia das Mães movimenta comércio de Feira de Santana com expectativa de crescimento nas vendas

A expectativa é de crescimento real de até 5% nas vendas em comparação ao ano passado...
Feira de Santana
Prefeitura leva serviços do CadÚnico e Bolsa Família ao Campo Belo em ação itinerante

Prefeitura leva serviços do CadÚnico e Bolsa Família ao Campo Belo em ação itinerante

Mutirão promove inclusão social, cuidado com as mães e garante presença do poder público...