Polícia

Crimes virtuais contra adolescentes levam operação à Bahia e outros oito estados

Operação Abbraccio é realizada em nove estados e apura crimes digitais violentos contra adolescentes entre 11 e 19 anos

30/06/2025 10h29
Crimes virtuais contra adolescentes levam operação à Bahia e outros oito estados
Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta segunda-feira (30), a Operação Abbraccio para desarticular uma organização criminosa que cometia crimes de extrema violência contra mulheres pela internet. A ação ocorre simultaneamente em nove estados, incluindo a Bahia, e já resultou na prisão de quatro suspeitos. A investigação é conduzida pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), a partir de um caso apurado pela Delegacia da Mulher de Duque de Caxias (RJ).

O grupo, formado por homens adultos, utilizava plataformas digitais como o Discord para atrair, manipular e violentar virtualmente meninas de 11 a 19 anos. As vítimas eram induzidas a atos de automutilação, tinham imagens íntimas divulgadas e eram alvos de práticas que envolviam estupros virtuais, racismo, misoginia e tortura. A denúncia que motivou a operação partiu da mãe de uma adolescente, em abril deste ano.

A prisão de um dos envolvidos no mês passado permitiu o avanço das investigações, com a análise de cerca de 80 mil arquivos digitais que levaram à identificação de outros integrantes e lideranças do grupo. Até o momento, seis vítimas foram identificadas, mas a polícia acredita que dezenas possam ter sido atingidas.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, com foco em computadores, celulares e mídias digitais. Na Bahia, as diligências integram o esforço nacional para desmantelar completamente a rede criminosa. Segundo os investigadores, o material reunido revela a frieza dos agressores diante do sofrimento das vítimas.

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia Civil prende duas mulheres em flagrante por tráfico de drogas em Feira de Santana

Polícia Civil prende duas mulheres em flagrante por tráfico de drogas em Feira de Santana

Segundo a corporação, as suspeitas foram detidas em uma residência que funcionava como...
Polícia
Adolescente desvia R$ 5,6 mil da conta do avô para jogo online

Adolescente desvia R$ 5,6 mil da conta do avô para jogo online

Idoso só percebeu o desaparecimento da quantia no dia em que foi quitar uma parcela da...
Polícia
Mandado por violência doméstica resulta em prisão em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma

Mandado por violência doméstica resulta em prisão em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma

O suspeito foi encontrado com pistola, drogas e dinheiro no bairro Feira X, em Feira de...