Feira de Santana

Crianças homenageiam forrozeiro Targino Gondim em festa junina

Momentos da vida do artista foram narrados e encenados no palco do evento.

17/06/2022 12h56
Crianças homenageiam forrozeiro Targino Gondim em festa junina
Foto: Reprodução

O músico, compositor e cantor de forró Targino Gondim foi homenageado pelos estudantes da Educação Infantil e 1º ano, da Escola João Paulo I (JPI), em Feira de Santana, durante festividade junina da instituição. Momentos da vida do artista foram narrados e encenados no palco do evento.

Impossibilitado de comparecer à festa por conta de sua agenda, Targino Gondim gravou vídeo contendo mensagem para os alunos. “Deixo para vocês um grande beijo e muito obrigado por essa homenagem. É muito importante a gente valorizar cada vez mais nossa cultura, que, assim como a tradição, muda. E são as pessoas que estão à frente desse movimento. Mas podemos mudar com responsabilidade. Não podemos deixar de valorizar nunca o que foi vivido, o que foi criado por nossos antepassados. Contamos com vocês para mantermos nossa cultura seja na culinária, dramaturgia, música…”, disse no vídeo o homenageado.

Malu Guerra, grupo 5, está entre os estudantes que entrevistaram o forrozeiro de forma virtual. Na entrevista, a pequena perguntou ao homenageado qual o local de nascimento dele. [Veja a entrevista clicando aqui] Laís Souza, 1º ano, disse que estava muito feliz em participar da festividade com a família. Mãe de Giovanna e Isabella Schuenemann, grupo 2 e 5º ano, respectivamente, Fernanda Schuenemann, expressou o que sentiu no evento. “A JPI surpreende cada vez mais. A festa foi emocionante, ainda mais que eu estudei aqui”, contou durante a festividade realizada na manhã do sábado (11/6).

Forró, comidas típicas e brincadeiras fizeram da quadra JPI a Quermesse dos alunos do Ensino Fundamental I na tarde da sexta-feira (10/6). Já os adolescentes do Fundamental II comemoraram os festejos juninos na manhã da quarta-feira (15/6). Agora em recesso, a JPI volta com suas aulas em 6 de julho, uma quarta-feira.

• Um pouco sobre o homenageado:

Targino Gondim nasceu no dia 7 de outubro de 1972 em Salgueiro, no estado de Pernambuco. Fugindo da seca, aos 2 anos, junto com a família, ele subiu na carroceria do caminhão do pai, de quem herdou nome e gosto pela música, rumo à Juazeiro (BA), terra afagada pelas águas do Rio São Francisco. Aos 12 anos, vendo seu pai tocar sanfona e ouvindo Gonzagão, o homenageado aprendeu a tocar esse instrumento e se tornou um dos maiores sanfoneiros do país… o Sanfoneiro de Ouro. Targino Gondim atuou como desenhista, diagramador e arte-finalista no Jornal de Juazeiro, atual Diário da Região. Sua carreira começou em 1994, ao gravar a canção Ouro Branco. Dois anos depois, ele gravou seu primeiro CD, o Baião de Novo; participou de vários programas na TV; e fez shows em vários lugares. O homenageado já fez música com artistas como Elba Ramalho e Dominguinhos. Targino Gondim conquistou, em 2001, o Grammy de Melhor Canção Latino Americana e o Troféu Caymmi com o clássico “Esperando na Janela”, sucesso na voz de Gilberto Gil, e criou a Primeira Orquestra Sanfônica do São Francisco e o Festival Internacional de Sanfona, em Juazeiro.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

As desmontagens continuarão ao longo da semana na avenida Presidente Dutra e em outras...
Feira de Santana
Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Com uma estrutura física de 5 mil metros quadrados, a Maestri torna-se a maior oficina...
Feira de Santana
Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Colbert expressou suas preocupações com os resultados da pesquisa, especialmente em relação...