Crianças homenageiam forrozeiro Targino Gondim em festa junina
Momentos da vida do artista foram narrados e encenados no palco do evento.
O músico, compositor e cantor de forró Targino Gondim foi homenageado pelos estudantes da Educação Infantil e 1º ano, da Escola João Paulo I (JPI), em Feira de Santana, durante festividade junina da instituição. Momentos da vida do artista foram narrados e encenados no palco do evento.
Impossibilitado de comparecer à festa por conta de sua agenda, Targino Gondim gravou vídeo contendo mensagem para os alunos. “Deixo para vocês um grande beijo e muito obrigado por essa homenagem. É muito importante a gente valorizar cada vez mais nossa cultura, que, assim como a tradição, muda. E são as pessoas que estão à frente desse movimento. Mas podemos mudar com responsabilidade. Não podemos deixar de valorizar nunca o que foi vivido, o que foi criado por nossos antepassados. Contamos com vocês para mantermos nossa cultura seja na culinária, dramaturgia, música…”, disse no vídeo o homenageado.
Malu Guerra, grupo 5, está entre os estudantes que entrevistaram o forrozeiro de forma virtual. Na entrevista, a pequena perguntou ao homenageado qual o local de nascimento dele. [Veja a entrevista clicando aqui] Laís Souza, 1º ano, disse que estava muito feliz em participar da festividade com a família. Mãe de Giovanna e Isabella Schuenemann, grupo 2 e 5º ano, respectivamente, Fernanda Schuenemann, expressou o que sentiu no evento. “A JPI surpreende cada vez mais. A festa foi emocionante, ainda mais que eu estudei aqui”, contou durante a festividade realizada na manhã do sábado (11/6).
Forró, comidas típicas e brincadeiras fizeram da quadra JPI a Quermesse dos alunos do Ensino Fundamental I na tarde da sexta-feira (10/6). Já os adolescentes do Fundamental II comemoraram os festejos juninos na manhã da quarta-feira (15/6). Agora em recesso, a JPI volta com suas aulas em 6 de julho, uma quarta-feira.
• Um pouco sobre o homenageado:
Targino Gondim nasceu no dia 7 de outubro de 1972 em Salgueiro, no estado de Pernambuco. Fugindo da seca, aos 2 anos, junto com a família, ele subiu na carroceria do caminhão do pai, de quem herdou nome e gosto pela música, rumo à Juazeiro (BA), terra afagada pelas águas do Rio São Francisco. Aos 12 anos, vendo seu pai tocar sanfona e ouvindo Gonzagão, o homenageado aprendeu a tocar esse instrumento e se tornou um dos maiores sanfoneiros do país… o Sanfoneiro de Ouro. Targino Gondim atuou como desenhista, diagramador e arte-finalista no Jornal de Juazeiro, atual Diário da Região. Sua carreira começou em 1994, ao gravar a canção Ouro Branco. Dois anos depois, ele gravou seu primeiro CD, o Baião de Novo; participou de vários programas na TV; e fez shows em vários lugares. O homenageado já fez música com artistas como Elba Ramalho e Dominguinhos. Targino Gondim conquistou, em 2001, o Grammy de Melhor Canção Latino Americana e o Troféu Caymmi com o clássico “Esperando na Janela”, sucesso na voz de Gilberto Gil, e criou a Primeira Orquestra Sanfônica do São Francisco e o Festival Internacional de Sanfona, em Juazeiro.