Criança que caiu no Cânion Fortaleza é encontrada após 10 horas
Morte de criança expõe riscos em mirantes turísticos no RS
Uma criança de 11 anos, identificada como Bianca Zanella, caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande dos Sul, nesta quinta-feira (11). A vítima foi encontrada sem vida após 10 horas de buscas, com confirmação da morte por volta das 23h, pelo Corpo de Bombeiros. O resgate envolveu equipes de Canela, Gramado, Porto Alegre e a Brigada Militar, com apoio de um drone. O local da queda, cerca de 70 metros abaixo do mirante, não possui proteção e as condições climáticas dificultaram o resgate, realizado por cordas.
Segundo informações, Bianca estava acompanhada dos pais quando, ao se aproximarem de um banco, ela correu em direção ao precipício. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda. A criança apresentava transtorno do espectro autista, conforme os bombeiros. O secretário de Turismo de Cambará, Andrews Mohr, confirmou que a família é de Curitiba. A área do acidente é desprovida de vegetação e cercas de segurança, o que aumentou o risco de queda.
O Cânion Fortaleza, com 7,5 km de extensão e 1.157 metros de altitude, é uma das principais atrações turísticas da região, pertencente ao Parque Nacional da Serra Geral. A beleza natural do local atrai turistas, mas a falta de infraestrutura de segurança tem sido um ponto de preocupação. O local é acessado pela rodovia CS-012, próximo ao km 22.
A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias assumem a investigação do caso.