Criadores de gado em Feira poderão mudar a genética do animal através de inseminação artificial
O Acordo de Cooperação Técnica foi firmado pelo secretário de agricultura, Pedro Américo
Nesta semana, o secretário de agricultura de Feira de Santana, Pedro Américo, foi até Brasília (DF), e na mala, traz inovação e desenvolvimento para a zona rural de Feira de Santana. Pedro fez uma parceria, e a Prefeitura de Feira aderiu, através da SEAGRI, ao “Programa Mais Pecuária Brasil”, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).
O Acordo de Cooperação Técnica foi firmado, e por meio do programa, o produtor rural conseguirá inserir o melhoramento genético nas propriedades, o que proporcionará maior desenvolvimento do setor pecuário do município. “Nós manifestamos interesse em participar do Mais Pecuária Brasil, dada a relevância que a melhoria genética é de grande importância para que possamos ter rebanhos de qualidade em nosso município. Estaremos fazendo uma programação, acompanhando todo o processo de desenvolvimento, para que os produtores possam ter seus rebanhos melhorados, e com certeza, a inserção do programa aumentará a renda dos pecuaristas, as condições socioeconômicas e o valor da cadeia produtiva na região”, disse Pedro Américo.
“O Mais Pecuária Brasil, levará a melhoria genética através de IATF no rebanho bovino e bubalino de pequenos produtores. O projeto é uma iniciativa da própria CONAFER e conta com equipe própria para execução dos manejos reprodutivos. Deste modo, o produtor deve adequar as matrizes aptas dentro do plantel”, a informação é do assessor da CONAFER, Melk Nicolas.
Em Feira, o programa proporcionará o crescimento socioeconômico, gerando avanço no mercado agropecuarista, bem como a implementação de novas políticas públicas na região. “O Município através da Secretaria de Agricultura tem a função de acompanhar, fiscalizar, repassar as informações de cadastros e pertinentes aos resultados do projeto, por exemplo: cadastros dos produtores, comprovante da sanidade animal em dias bem como brucelose e aftosa, cópias das documentações, relatórios dos manejos executados a cada visita técnica e dados das matrizes que gestaram e neonatos”, complementa Melk Nicolas.
Serão beneficiados pequenos e médios produtores e uma tecnologia que garante valorizar ainda mais a produção dos produtores agropecuários também será disponibilizada ao feirense. “A proposta de IATF( inseminação artificial em tempo fixo) com o sêmen de qualidade é para melhoria no genótipo e fenótipo dos bezerros que vão nascendo, ou seja a melhoria é para o plantel. Iniciamos o manejo reprodutivo em uma matriz que vai gerar um bezerro meio sangue, essa novinha, se tiver aptidão para leite terá uma produção maior que a mãe e no período, esta mesma bezerra poderá ser inserida no programa e gerar um bezerro com uma qualidade genética superior. O mesmo vale para o corte, onde no desmame o bezerro é mais pesado”, afirma o assessor da CONAFER.
“O programa é totalmente gratuito para qualquer criador de gado que esteja com as documentações de sanidade animal em dias. São diversas raças que compõem o catálogo nacional. A definição final, no entanto, será feita com o produtor e técnicos que farão a devida avaliação dos tipos que mais se adaptam a nossa região. Nós vamos fazer a mobilização e acompanhá-los juntamente com essa equipe técnica”, conta o secretário de agricultura.
Para quem tem interesse em participar do programa, pode entrar em contato através do WhatsApp (75)99919-6153 – contato oficial da Secretaria Municipal de Agricultura – e escrever “Mais Pecuária Brasil”. Técnicos entrarão em contato.
*Ascom – Pedro Américo