Bahia

Criação da Bahia Filmes é aprovada por unanimidade na ALBA

A Bahia Filmes promete promover o desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico, tecnológico e inovativo da atividade audiovisual no estado

27/11/2024 16h26
Criação da Bahia Filmes é aprovada por unanimidade na ALBA
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (26), por unanimidade, o Projeto de Lei 25.532/2024, de autoria do Governo do Estado, que cria a Bahia Filmes, primeira empresa estadual do audiovisual do país. Com isso, o estado se consolida como um polo estratégico para o setor audiovisual no Brasil, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento econômico e cultural. A Bahia Filmes promete promover o desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico, tecnológico e inovativo da atividade audiovisual no estado. Entre 2015 e 2021, o setor atraiu mais de R$160 milhões para o estado.

Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que acompanhou a votação no plenário da ALBA, a empresa pública, no formato de economia mista, vai contribuir para preservar a memória e fortalecer a identidade do povo baiano através do audiovisual do estado, reconhecido internacionalmente. “A Bahia Filmes representa o pioneirismo da Bahia em investir no audiovisual, um dos setores mais relevantes da Economia Criativa. Este foi um compromisso firmado pelo Governo da Bahia, a partir de escuta da demanda histórica da sociedade civil”, afirmou.

Segundo o secretário, além de ser um catalisador da cadeia produtiva do audiovisual no estado, “a empresa vai potencializar a indústria do cinema e vídeo que tanto contribui para a sedimentar e dar visibilidade à nossa riqueza histórica e cultural, fomentando produções no estado e impulsionando o que aqui é produzido”, afirmou Bruno Monteiro, que agradeceu, em nome do presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD); do relator, Marcelino Galo (PT); do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT); e do líder da oposição, Alan Sanches (UB); pelo entendimento da Casa que possibilitou que o projeto fosse aprovado por todos os deputados e deputadas.

Agora a lei será sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com sua criação, a Bahia Filmes, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA), estimulará o investimento privado a partir do Fundo Setorial do Audiovisual e Leis de Incentivo ao setor, captará recursos na Agência Nacional do Cinema (Ancine), distribuirá filmes em salas de cinema, canais de TV e Streaming em parceria com iniciativa privada, além de atuar na operação de salas públicas de cinemas, na atração de filmagens feitas por produtoras de fora da Bahia e na estruturação de novos negócios do audiovisual.

Comentários

Leia também

Bahia
Poste instalado no meio de rodovia na Bahia viraliza nas redes sociais

Poste instalado no meio de rodovia na Bahia viraliza nas redes sociais

Equipamento foi instalado na BA-026, em trecho localizado entre os municípios de Rio do...
Bahia
Governo mantém esquema de alerta devido às chuvas que atingem municípios do interior

Governo mantém esquema de alerta devido às chuvas que atingem municípios do interior

Governador Jerônimo Rodrigues recebeu os prefeitos de Baixa Grande e Andorinha nesta quarta-feira...
Bahia
Volume de serviços prestados na Bahia cai 1,5% entre outubro e novembro de 2024

Volume de serviços prestados na Bahia cai 1,5% entre outubro e novembro de 2024

Apesar da queda, produtividade é superior em comparação com mesmo período de 2023 ...