Saúde

CREMEB se alinha ao CFM e critica resolução do CFF sobre prescrição de medicamentos

Conselhos defendem que prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos

21/03/2025 16h31
CREMEB se alinha ao CFM e critica resolução do CFF sobre prescrição de medicamentos
Foto: Anna Tarazevich/Pexels

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) se posicionou contra a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF), publicada na segunda-feira (17), que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo os que exigem receita médica. O CREMEB alinhou-se à nota emitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que argumenta que a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos.

Para os conselhos, a resolução coloca a saúde da população em risco ao permitir que profissionais sem formação clínica adequada realizem atos privativos de médicos. Também foi questionada a legalidade da resolução, apontando que uma medida semelhante foi derrubada pela Justiça em 2024. A controvérsia gira em torno da atribuição de responsabilidades no cuidado à saúde, com médicos defendendo que a prescrição de medicamentos envolve diagnóstico e definição de tratamentos, competências exclusivas da profissão.

A medida entrará em vigor a partir de abril de 2025 e estabelece que apenas farmacêuticos com o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica poderão realizar prescrições abrangentes. Profissionais sem o RQE poderão prescrever apenas medicamentos isentos de prescrição ou atuar dentro de protocolos específicos.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

A ação contará com a participação de 5.544 municípios, e estima a vacinação de...
Saúde
Cirurgia plástica e composição corporal: Especialistas explicam por que peso na balança não é o fator principal
Saúde
Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários....