CRAS Fraternidade é reinaugurado após reforma e ampliação em Feira de Santana
O CRAS Fraternidade atende em média 80 pessoas por dia, abrangendo não apenas os moradores da Fraternidade, mas também dos bairros Panorama, Aviário e adjacências.
O prefeito José Ronaldo reinaugurou na manhã desta sexta-feira (11), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fraternidade, localizado na Rua do Salvador, 2550, no bairro Tomba. A unidade passou por obras de reforma e ampliação para melhorar o acolhimento à população. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social reestruturou a Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no CRAS Território XVI Fraternidade.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou que a ampliação da unidade visa garantir mais conforto e eficiência no atendimento à comunidade.
“A reforma foi realizada com recursos da prefeitura, enquanto a ampliação contou com uma emenda parlamentar do deputado Márcio Marinho, no valor de aproximadamente 200 mil reais. Agora, o espaço é maior e permite um atendimento muito melhor às pessoas que precisam dos serviços oferecidos aqui”, afirmou José Ronaldo.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, detalhou os impactos da reestruturação.
“Estamos entregando um espaço mais acolhedor para quem busca os nossos serviços. Antes, muitas pessoas ficavam em áreas expostas à chuva, debaixo de um toldo. Agora, temos uma estrutura digna para receber essas famílias”, explicou.
Ela destacou ainda que o CRAS Fraternidade oferece uma série de serviços voltados ao fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.
“Aqui realizamos o atendimento do Cadastro Único, Bolsa Família, BPC, fazemos visitas domiciliares, buscas ativas e atividades em grupo. As mães vêm com as crianças, participam de oficinas, lanches, é um espaço de convivência e cuidado”, afirmou Gerusa.
De acordo com a secretária, o CRAS Fraternidade atende em média 80 pessoas por dia, abrangendo não apenas os moradores da Fraternidade, mas também dos bairros Panorama, Aviário e adjacências.
“Por isso a ampliação era tão necessária e já estamos planejando novas ações, inclusive com foco no bairro Aviário. Isso aqui é só o começo”, garantiu.
A reinauguração do CRAS Fraternidade representa mais um passo na política de fortalecimento da assistência social em Feira de Santana. Segundo o prefeito, reformas semelhantes estão sendo realizadas em outras unidades e equipamentos públicos.
“É um número grande de reformas em andamento: CRAS, escolas, postos de saúde. Tudo dentro do seu tempo e com muito esforço”, concluiu.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim