Corpo de Bombeiros realiza formatura do Curso Internacional de Gestão de Operações de Incêndio em Feira de Santana
O curso faz parte do programa de capacitação internacional do CBMBA e teve como objetivo principal preparar oficiais para o gerenciamento de ocorrências de incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou nesta sexta-feira (24), no auditório do Ministério Público, em Feira de Santana, a cerimônia de formatura do Curso Internacional de Gestão de Operações de Incêndio (Cigoi 2025). A capacitação, iniciada em 13 de outubro, foi sediada no 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º BBM) e contou com a presença de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
O curso faz parte do programa de capacitação internacional do CBMBA e teve como objetivo principal preparar oficiais para o gerenciamento de ocorrências de incêndio, com foco na aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) — ferramenta utilizada para organizar e otimizar a gestão em situações de emergência.
De acordo com o coronel BM Nelzito Coelho Oliveira Filho, coordenador do curso, a formação vai além das técnicas de combate a incêndio.

“Esse curso é voltado para capacitar oficiais a gerenciarem ocorrências de incêndio. Além da parte técnica e tática, enfatizamos bastante o Sistema de Comando de Incidentes, que é a ferramenta que utilizamos para estabelecer a gestão das ocorrências de modo geral”, explicou.
O coronel destacou ainda que o conteúdo do curso permite que os oficiais atuem em diferentes tipos de situações.
“Apesar da ênfase nas operações de incêndio, a capacitação prepara nossos oficiais para gerenciar qualquer tipo de ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros, seja na área de salvamento ou na gestão de desastres”, acrescentou.

Ao todo, 28 oficiais participaram do curso, sendo 27 da Bahia e uma oficial do Corpo de Bombeiros de Goiás. Todos os 20 batalhões baianos foram contemplados com vagas, além da comissão temática que estuda o combate a incêndios urbanos.
A iniciativa contou com o apoio da sociedade civil organizada de Feira de Santana, com destaque para a empresa Pirelli e a construtora Belvedere, que contribuíram com a parte logística do curso.
“Essas parcerias mostram que a comunidade reconhece a importância de investir na capacitação dos bombeiros. Isso se reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou o coronel Nelzito.

Entre os principais temas abordados na formação, estiveram as técnicas de progressão em incêndios, métodos de extinção, tática operacional e a integração entre diferentes órgãos no atendimento às ocorrências.
“Trabalhamos muito a questão da gestão integrada, para que os oficiais saibam coordenar não só os recursos do Corpo de Bombeiros, mas também de outros órgãos envolvidos, como Polícia Militar, órgãos municipais e de trânsito”, pontuou o coordenador.

O coronel destacou que muitas das técnicas apresentadas já fazem parte dos cursos regulares da corporação, mas o curso trouxe um diferencial: preparar os oficiais que ocupam funções de comando para gerirem de forma mais eficaz os recursos e equipes disponíveis.
“O que trouxemos com esse curso é um aprofundamento na parte de gestão, para que os oficiais estejam melhor preparados para aplicar os recursos com as técnicas e táticas já aprendidas”, completou.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim







