Coronel Lopes assume subcomando-geral da PM-BA
Coronel Antônio do Nascimento Lopes estava à frente do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L) desde 2023.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou mudanças na estrutura da Segurança Pública do estado nesta segunda-feira (24), no Centro de Operações e Inteligência (COI). A reforma promove substituições nos comandos da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A partir desta terça-feira (25), o Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assumirá o cargo de comandante-geral da corporação. Já o cargo de subcomandante-geral será ocupado pelo Coronel Antônio do Nascimento Lopes que estava à frente do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L) desde 2023.
Com 55 anos, natural de Salvador, ele ingressou na Polícia Militar da Bahia (PMBA) em 1989 e, dois anos depois, tornou-se Aspirante a Oficial. Ao longo de sua trajetória de 35 anos na corporação, comandou diversas unidades operacionais, incluindo o 1° Pelotão da 1ª Companhia do 4° BPM, o Pelotão Especial do 10° BPM em Barreiras e a Companhia de Proteção Ambiental (CIPPA) em Lençóis.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também irá ser substituída. Para o lugar dela chega André Viana, que atualmente é diretor Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste). Heloísa foi a primeira mulher a dirigir a PC, sendo indicada para a vaga em dezembro de 2020. Para o cargo de delegacia adjunta, foi anunciada Márcia Pereira.
No Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação, o coronel Adson Marchesini, se despede da chefia da corporação. Para o substituir, foi anunciado o coronel Aloísio Mascarenhas, atual comandante Regional de Bombeiros Militar da Capital e Região Metropolitana de Salvador. Marchesini estava à frente dos bombeiros desde janeiro de 2021. O sub-comando, por sua vez, será entregue a José Antônio de Araújo Reis.
Por fim, finalizando a rodada da reforma da Segurança Pública da Bahia, a atual diretora-geral do DPT, Ana Cecília, também foi substituída. Para seu lugar, foi escolhido Osvaldo Silva. Cecília comandava os trabalhos da diretoria desde julho de 2023, sendo a primeira mulher a assumir a chefia do DPT em 24 anos. Maurício dos Santos Mendes foi nomeado sub-diretor da organização.
JUSTIFICATIVA DO GOVERNADOR
Após confirmar as mudanças, Jerônimo argumentou que a reforma das pastas é um processo natural, que independe da confiança posta nos servidores. “Não tem nada de confiança, pelo contrário, caminharei junto aos quatro e assim foi conversado”, afirmou.
Em coletiva de imprensa, o governador também afirmou que realizou reuniões de despedida com os servidores.
“Acabei de ter uma reunião, tanto o Marcelo havia feito isso, quanto o Secretário Adolfo também fez. Fizemos uma reunião de agradecimento aos quatro antecessores, agradeci de forma muito real e com coração, tanto o meu quanto o Geraldo Júnior”, afirmou.
“Esses dois anos, quase quatro meses, de companhia ao meu lado, expresso a minha total confiança e, como vocês sabem, aqui não tem nenhuma situação de desconforto, não foi isso”, concluiu.
*Com informações Bahia Notícias