“Copa dos Bairros vai voltar”: José Ronaldo propõe retomada de projetos esportivos em Feira de Santana
Candidato afirma que a tradicional competição será retomada e defende parcerias público-privadas para revitalizar o Estádio Joia da Princesa.
Durante a última entrevista da segunda rodada com os candidatos à prefeitura de Feira de Santana no programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Princesa FM, José Ronaldo (União Brasil) trouxe à tona propostas para o esporte no município. Entre as principais propostas, o ex-prefeito destacou a volta da tradicional Copa dos Bairros e a possibilidade de uma parceria público-privada para a revitalização do Estádio Joia da Princesa.
Zé Ronaldo reafirmou o compromisso de retomar iniciativas esportivas importantes, como a Copa dos Bairros, tanto na zona urbana quanto na rural.
“Ela vai voltar a existir, não tenho nenhuma dúvida disso”, garantiu. Ele ressaltou que a competição foi prejudicada pela pandemia de COVID-19 e que, desde então, não foi retomada. “Nós vamos trabalhar incansavelmente para que esses projetos voltem”, afirmou, apontando o impacto positivo do esporte no desenvolvimento de jovens e no afastamento de caminhos como o uso de drogas.
Ao falar sobre o incentivo ao esporte em diversas modalidades, Ronaldo citou o crescimento do futsal, voleibol, karatê e até do baleado, uma modalidade que vem ganhando força na cidade. “Sempre apoiamos essas iniciativas e, com certeza, muitas delas precisam voltar”, disse o candidato.
Além disso, Ronaldo defendeu o papel da iniciativa privada no apoio ao esporte, mencionando a Lei Pró-Cultura, que permite que empresas financiem atletas e projetos esportivos em troca de abatimentos fiscais, como no IPTU e ISS.
“Essa lei, que foi criação nossa, está em plena atividade e permite que empresas contribuam para o crescimento do esporte e também da cultura”, explicou.
Sobre a possível concessão do Estádio Joia da Princesa, José Ronaldo declarou ser favorável à terceirização da administração. Ele citou exemplos de estádios pelo Brasil que são geridos por clubes ou empresas privadas, como o Maracanã no Rio de Janeiro, a Arena Fonte Nova em Salvador, e o Allianz Parque, em São Paulo.
“Nenhum desses estádios é mantido pelo poder público”, pontuou. “Eu não sou contra de jeito nenhum que o Joia da Princesa prossiga com essa licitação pública para a concessão.”
Ao final da entrevista, Ronaldo reforçou a importância de parcerias e incentivos para o desenvolvimento esportivo em Feira de Santana, destacando que o município pode se beneficiar muito com a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada.
“Queremos que grandes empresas participem para levar jovens a alcançarem seu potencial esportivo, e quem sabe, até uma vaga em competições como as Olimpíadas”, concluiu.