Copa do Nordeste terá novo formato a partir de 2026; veja mudanças
Competição passará a contar com 20 clubes e será disputada em até 11 datas
A Copa do Nordeste vai ganhar uma nova cara a partir de 2026. Em reunião realizada nesta quinta-feira (18), na sede da CBF, os presidentes das federações da região definiram o formato que deve entrar no calendário oficial do futebol brasileiro já no próximo ano. A informação foi divulgada pelo jornalista Brenno Rebouças, do Diário do Nordeste.
Segundo a proposta, o torneio contará com 20 clubes: dois representantes de cada Estado nordestino e mais uma vaga extra para Bahia e Ceará, por terem federações com melhor ranqueamento nacional.
Assim, os participantes serão os campeões e vice-campeões de cada Estadual, além do terceiro colocado do Baianão e do Cearense.
Como será a disputa
A primeira fase será organizada em quatro grupos com cinco equipes cada, mas sem confrontos diretos entre os times da mesma chave.
A fórmula prevê duelos entre grupos distintos, em jogos de ida, totalizando cinco rodadas para cada equipe. Ao fim dessa etapa, os dois melhores colocados de cada chave avançam para o mata-mata.
Os confrontos eliminatórios — quartas, semifinais e final — serão disputados em ida e volta, mantendo o modelo tradicional até a decisão. No total, a competição terá até 11 datas no calendário.
Próximos passos
O formato definido pelas federações será apresentado ainda nesta quinta ao diretor de competições da CBF, Júlio Avelar. A entidade terá a palavra final sobre a fórmula, mas a tendência é que acate a proposta.
Já as questões comerciais e os direitos de transmissão permanecerão sob responsabilidade da própria CBF.
*Com informações Bahia.ba