Esporte

Copa do Nordeste 2023 tem seus 36 participantes definidos

O futebol baiano será representado por Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Jacuipense, Juazeirense e Vitória

25/05/2022 10h38
Copa do Nordeste 2023 tem seus 36 participantes definidos
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Copa do Nordeste conheceu seus 36 participantes da edição de 2023. Uma parte deles entrará diretamente na fase de grupos, enquanto os demais disputarão a preliminar em duas etapas. Com a conclusão do Campeonato Paraibano, o último estadual nordestino, o campeão Campinense entrará na fase de grupos, enquanto o vice-campeão Botafogo-PB começará a partir da segunda fase da preliminar.

O futebol baiano será representado por Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Jacuipense, Juazeirense e Vitória. O bicampeão baiano Carcará começará sua campanha a partir da fase de grupos, assim como o Bahia, que ganhou a condição através do ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A segunda etapa da preliminar terá o Cancão de Fogo e o Leão como mandantes. Vice-campeão estadual, o Leão do Sisal iniciará sua campanha como mandante na primeira etapa, enquanto o Tremendão será visitante nesse mesmo estágio.

A Copa do Nordeste 2023 será a primeira após o encerramento do acordo judicial com a CBF. De acordo com o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, o torneio regional está garantido no calendário do ano que vem. A expectativa é que a preliminar seja disputada ainda em 2022 com confrontos só de ida nas duas primeiras etapas e em dois jogos na terceira, quando serão definidos os quatro últimos integrantes da fase de grupos. 

Em 2022, o Fortaleza foi com o campeão do Nordeste. O futebol baiano teve apenas Atlético de Alagoinhas e Bahia como representantes na fase de grupos. Enquanto o Esquadrão de Aço não passou da primeira fase, o Carcará foi eliminado pelo Tricolor do Pici nas oitavas de final.

Confira todos os classificados:

Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).

1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). 

Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).

Comentários

Leia também

Esporte
Tite confirma saída da Seleção Brasileira

Tite confirma saída da Seleção Brasileira

Treinador já havia afirmado há 18 meses de que sairia do cargo após a Copa do Mundo...
Esporte
Neymar alcança recorde de Pelé e marca 77° gol pela seleção brasileira

Neymar alcança recorde de Pelé e marca 77° gol pela seleção brasileira

O atacante conquistou o feito nesta sexta-feira (9), durante jogo contra a Croácia pelas...
Esporte
Nos pênaltis, Brasil é eliminado da Copa no Catar e perde sonho do hexa

Nos pênaltis, Brasil é eliminado da Copa no Catar e perde sonho do hexa

Na próxima etapa, os croatas enfrentarão a Argentina ou a Holanda, depende do resultado...