Feira de Santana

Contas Contabilidade: Uma história de 40 Anos e uma transição familiar de sucesso

Fundada por Waldeck Aquino, pai de Mauro Ricardo e Gustavo Freitas, a forte base familiar tem impulsionado a empresa há mais de quatro décadas.

21/04/2024 09h01
Contas Contabilidade: Uma história de 40 Anos e uma transição familiar de sucesso

Na última edição do quadro “Hora do Empreendedorismo” do Jornal do Meio Dia, da Princesa FM, os sócios-diretores da Contas Contabilidade, Mauro Ricardo e Gustavo Freitas, compartilharam insights valiosos sobre a trajetória da empresa familiar que já soma mais de quatro décadas no mercado.

Fundada por Waldeck Aquino, pai de Mauro Ricardo e Gustavo Freitas, ele conseguiu garantir uma transição suave na liderança da empresa. Essa façanha, como ressaltado por Mauro Ricardo, é rara.

“Meu pai era um bancário e fazer contabilidade sempre foi amante por contabilidade e um belo dia em retorno de férias ele volta ao banco para trabalhar e recebe a carta de demissão. Aquele momento foi uma dificuldade grande, uma tristeza, mas na realidade ele não sabia que era o início de uma nova jornada, era o início de um sonho em que ele iria realizar e assim realizou. Ele entrou pra um estágio em um escritório de contabilidade que ele dera espaço, logo em seguida ele buscou criar o seu próprio escritório com alguns amigos, lá na frente também não deu certo, seguiu sozinho e naquele momento era só meu pai, em que eu agradeço muito em termos de direcionado e principalmente minha mãe, em que eu por exemplo comecei a trabalhar com 13 anos de idade, porque ela me direcionou para ir para o escritório trabalhar com meu pai. Comecei como office boy e fui galgando espaço, comecei a gostar de contabilidade, já tenho 35 anos de contabilidade e graças a Deus a família absorveu, depois veio minha mãe que também está com a gente no setor pessoal, RH, depois Gustavo se formou em advogado e também está com a gente lá na parte de contabilidade, também é contador, minha esposa que também é contadora está com a gente e graças a Deus estamos aí no mercado há cerca de 40 anos fazendo o melhor.”

Gustavo Freitas acrescentou sobre os desafios da sucessão familiar nos negócios, enfatizando a necessidade de harmonia e respeito aos espaços individuais dentro da empresa e da família.

“É um desafio importante você fazer a sucessão na empresa, muitos empresários eles acabam não conseguindo fazer essa sucessão porque não é fácil você ter esse choque de gerações entre pai e filho, mas quando você tem essa harmonia familiar, cada um sabendo o seu espaço, sabendo onde agir tem tudo pra dar certo. Não é fácil e o desafio do sucessor eu acho que é tão grande como aquele do fundador, porque você manter uma empresa nos altos padrões de qualidade tendo que enfrentar toda essa essa mudança de cenários é um desafio grande, mas graças a Deus conseguimos seguir.”

A evolução do papel do contador também foi discutida, destacando a importância da empatia e da parceria entre cliente e contador para navegar pelas complexidades tributárias e gerenciais.

“Lidar com o empresário é muito mais do que você fazer apenas a conformidade. O contador era visto como uma pessoa que entregava os boletos para poder realizar pagamento de imposto, de folha de pagamento e hoje a gente tem um desafio de ter empatia com o cliente, com o empresário, de entender o período que ele está, qual é a fase de maturidade que o cliente se encontra, a gente sabe que não é fácil empreender no Brasil, lidar com tanta mudança de legislação, de mudanças tributárias e querer que o empresário siga com uma maturidade de empresa grande não é o caminho. A gente procura estar junto com o empresário, acho que esse é o nosso diferencial, a gente tem vários amigos que viraram clientes, vários clientes que viraram amigos e assim a gente vai levando.”

Os sócios também abordaram a relevância do planejamento tributário para o sucesso empresarial, enfatizando a importância de uma comunicação eficaz entre o empresário e o contador.

“A gente procura passar para os nossos clientes de que um planejamento tributário ele é essencial para o sucesso de qualquer empresa. É preciso que o empresário, antes de desenvolver novas operações em sua empresa, bata um papo com o contador pra que o profissional possa buscar a melhor forma, a melhor tributação, um formato em que atenda as suas necessidades e às vezes a gente se depara com empresários que modificaram a sua operação sem que fizesse contato, sem que batesse um papo antecipado com a contabilidade a título de lhe direcionar o melhor caminho e quando nós paramos para perceber o caminho escolhido foi um que não era o correto, a tributação é maior, tem algumas estratégias que deveriam ser seguidas e não seguiram.”

A história da Contas Contabilidade não é apenas sobre números e conformidade, mas sobre uma jornada de comprometimento, sucesso e, acima de tudo, uma forte base familiar que tem impulsionado a empresa há mais de quatro décadas.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Com R$ 137 milhões de orçamento, Fundação Hospitalar projeta avanços para a saúde em Feira

Com R$ 137 milhões de orçamento, Fundação Hospitalar projeta avanços para a saúde em Feira

Entre as metas estabelecidas para 2025 está o aumento de 30% nas cirurgias eletivas, com...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

O resultado foi disponibilizado no site oficial da Prefeitura e do Instituto Brasileiro...
Feira de Santana
Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Advogado Bruno Sobral destaca os diferentes tipos de radares, suas regulamentações e...