Economia

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira, diz ANEEL

O anúncio apresenta bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, que começa a contar no mês de outubro

01/10/2024 06h16
Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira, diz ANEEL
Foto: Freepik

A partir desta terça-feira (1º), uma cobrança complementar será adicionada na conta de luz dos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O anúncio apresenta bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, que começa a contar no mês de outubro. A nova cobrança será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Risco Hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) foram um dos motivos da tarifa ter alcançado a bandeira vermelha, devido à baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.

Desde 2022, o país viveu em sequência de bandeiras verdes, sendo interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Economia
Preço de medicamentos genéricos pode cair até 50%, aponta pesquisa do Ipea

Preço de medicamentos genéricos pode cair até 50%, aponta pesquisa do Ipea

A pesquisa destaca que quanto maior o número de opções disponível para um determinado...
Economia
Pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta segunda-feira
Economia
Desemprego é o menor da história em 14 estados em 2024, diz IBGE

Desemprego é o menor da história em 14 estados em 2024, diz IBGE

Brasil encerrou o ano passado com a menor taxa média de desocupação desde que o IBGE...