Economia

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira, diz ANEEL

O anúncio apresenta bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, que começa a contar no mês de outubro

01/10/2024 06h16
Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira, diz ANEEL
Foto: Freepik

A partir desta terça-feira (1º), uma cobrança complementar será adicionada na conta de luz dos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O anúncio apresenta bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, que começa a contar no mês de outubro. A nova cobrança será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Risco Hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) foram um dos motivos da tarifa ter alcançado a bandeira vermelha, devido à baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.

Desde 2022, o país viveu em sequência de bandeiras verdes, sendo interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Economia
Taxa de desemprego no Brasil fica em 6,8% no trimestre até fevereiro, aponta pesquisa

Taxa de desemprego no Brasil fica em 6,8% no trimestre até fevereiro, aponta pesquisa

A renda média real do trabalhador no período analisado foi de R$ 3.378
Economia
Preço do ovo sobe quase 20% em março; veja quando pode recuar

Preço do ovo sobe quase 20% em março; veja quando pode recuar

Alta foi impulsionada pelo custo do milho, calor intenso e maior demanda durante a Quaresma ...