Mundo

Cônsul de Israel nega haver genocídio contra palestinos em Gaza

Rafael Erdreich afirmou que informações divulgadas são distorcidas

02/11/2023 11h40
Cônsul de Israel nega haver genocídio contra palestinos em Gaza
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, negou, nesta quarta-feira (1ª), haver um genocídio contra o povo palestino. Para ele, as críticas feitas pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Gustavo Petro, da Colômbia, e Gabriel Boric, do Chile, que condenaram as ações militares israelenses que estariam atingindo também civis palestinos, mostram que os presidentes desses países estão “mal informados” sobre o que, de fato, está ocorrendo na região.
“Qual a fonte que os presidentes da América Latina têm sobre essa informação? Eu mostrei aqui, claramente, que quem controla a informação que sai de Gaza [é o Hamas]”, disse ele. “Eles estão mal informados sobre o que está acontecendo”, completou, durante entrevista coletiva promovida pelo Consulado Geral de Israel, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a StandWithUs Brasil.

Nesta semana, o presidente Lula disse que a guerra no Oriente Médio é um genocídio. Ontem, o presidente do Chile, Gabriel Boric, escreveu em suas redes sociais que chamou de volta o embaixador de seu país em Israel “ante as inaceitáveis violações do Direito Internacional Humanitário que Israel cometeu na Faixa de Gaza”.O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também anunciou a convocação da embaixadora colombiana em Israel, Margarita Manjarrez.

Na coletiva, o cientista político e presidente-executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, também ressaltou que não se pode falar em genocídio sendo praticado por Israel. “Genocídio significa tribo de morte ou a destruição total e parcial por motivos étnicos-religiosos. Israel tem dois milhões de árabes e parte desses árabes serve ao Exército. E parte deles estão lutando contra o Hamas. Se tem árabes/mulçumanos lutando contra árabes/mulçumanos não é genocídio”, falou.

*Bahia.ba

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Mundo
Papamóvel será transformado em unidade de saúde móvel para crianças em Gaza

Papamóvel será transformado em unidade de saúde móvel para crianças em Gaza

Veículo levará atendimento médico a zonas isoladas de Gaza
Mundo
Representantes da Igreja Católica criticam imagem de Trump vestido de papa

Representantes da Igreja Católica criticam imagem de Trump vestido de papa

A imagem foi publicada por Trump em sua plataforma Truth Social e posteriormente compartilhada...
Mundo
Cardeais discutem como manter relevância da Igreja

Cardeais discutem como manter relevância da Igreja

Durante a reunião, os cardeais expressaram gratidão ao Papa Francisco e destacaram a...