Mundo

Cônsul de Israel nega haver genocídio contra palestinos em Gaza

Rafael Erdreich afirmou que informações divulgadas são distorcidas

02/11/2023 11h40
Cônsul de Israel nega haver genocídio contra palestinos em Gaza
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, negou, nesta quarta-feira (1ª), haver um genocídio contra o povo palestino. Para ele, as críticas feitas pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Gustavo Petro, da Colômbia, e Gabriel Boric, do Chile, que condenaram as ações militares israelenses que estariam atingindo também civis palestinos, mostram que os presidentes desses países estão “mal informados” sobre o que, de fato, está ocorrendo na região.
“Qual a fonte que os presidentes da América Latina têm sobre essa informação? Eu mostrei aqui, claramente, que quem controla a informação que sai de Gaza [é o Hamas]”, disse ele. “Eles estão mal informados sobre o que está acontecendo”, completou, durante entrevista coletiva promovida pelo Consulado Geral de Israel, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a StandWithUs Brasil.

Nesta semana, o presidente Lula disse que a guerra no Oriente Médio é um genocídio. Ontem, o presidente do Chile, Gabriel Boric, escreveu em suas redes sociais que chamou de volta o embaixador de seu país em Israel “ante as inaceitáveis violações do Direito Internacional Humanitário que Israel cometeu na Faixa de Gaza”.O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também anunciou a convocação da embaixadora colombiana em Israel, Margarita Manjarrez.

Na coletiva, o cientista político e presidente-executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, também ressaltou que não se pode falar em genocídio sendo praticado por Israel. “Genocídio significa tribo de morte ou a destruição total e parcial por motivos étnicos-religiosos. Israel tem dois milhões de árabes e parte desses árabes serve ao Exército. E parte deles estão lutando contra o Hamas. Se tem árabes/mulçumanos lutando contra árabes/mulçumanos não é genocídio”, falou.

*Bahia.ba

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Mundo
Justiça dos EUA derruba proibição de governo Trump a alunos estrangeiros em Harvard

Justiça dos EUA derruba proibição de governo Trump a alunos estrangeiros em Harvard

Justiça dos EUA derruba proibição de governo Trump a alunos estrangeiros em Harvard ...
Mundo
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de 1° junho

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de 1° junho

Medida visa pressionar a União Europeia, que prepara retaliações com tarifas próprias ...
Mundo
Papa Leão XIV indica primeira mulher para secretaria administrativa do Vaticano

Papa Leão XIV indica primeira mulher para secretaria administrativa do Vaticano

Sua nomeação sinaliza continuidade às iniciativas de Francisco pela inclusão feminina...