Consórcio é definido para ampliar pista do Aeroporto de Feira de Santana
O escopo do contrato inclui a elaboração dos projetos básicos e a realização das intervenções físicas na pista, além do remanejamento de sistemas essenciais para a segurança de voo
A ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, deu um passo decisivo. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) anunciou na última terça-feira (8) o consórcio vencedor da licitação para a execução integrada dos projetos e obras. O CONSÓRCIO ATL/MOZART, composto pelas empresas ATL Engenharia Ltda e Mozart Alemão Consultoria Ltda, foi o selecionado, com contrato avaliado em R$ 8,2 milhões.
O escopo do contrato inclui a elaboração dos projetos básicos e a realização das intervenções físicas na pista, além do remanejamento de sistemas essenciais para a segurança de voo, como o balizamento noturno, biruta de vento, estação meteorológica e o sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).
A medida é considerada estratégica para modernizar e ampliar a capacidade do aeroporto, que atende uma das mais importantes cidades do interior baiano. A expectativa é que as melhorias tragam mais segurança e viabilidade para o aumento do fluxo aéreo regional.
Em agosto de 2024, o Governo do Estado já havia publicado um decreto autorizando a desapropriação de mais de 183 mil m² de áreas próximas ao aeroporto, na Avenida Antônio Sérgio Carneiro, com o objetivo de viabilizar a expansão da pista e modernizar a infraestrutura. A Seinfra ficou encarregada dos trâmites legais e do pagamento das indenizações.
*Com informações Bahia Notícias