Feira de Santana

Conselho das Pessoas com Deficiência participa de workshop sobre elevadores de acessibilidade

Iniciativa da Empresa São João e Semob visa esclarecer dúvidas no manuseio do equipamento

18/07/2024 16h29
Conselho das Pessoas com Deficiência participa de workshop sobre elevadores de acessibilidade
Foto: Andrews Pedra Branca

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estiveram na tarde desta quarta-feira (17), na Empresa São João, para conhecer como funciona as plataformas elevatórias de acessibilidade, bem como as revisões periódicas do equipamento. O workshop realizado, a convite da concessionária, foi acompanhado por fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Segundo a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rosilene Oliveira Costa, a inciativa proporcionou a cadeirantes e deficientes visuais conhecerem de perto a qualidade do serviço ofertado e sua importância social na mobilidade urbana.

“Este momento serviu para esclarecer dúvidas sobre o manuseio pelos operadores das rampas de acessibilidade”, explica a presidente. 

Durante a visita, a equipe técnica da Empresa São João apresentou itens mecânicos e eletrônicos dos elevadores, bem como o processo de manutenção preventiva do equipamento e treinamento dos motoristas para auxiliar o PcD no embarque e desembarque nos ônibus.

“Toda a nossa frota é 100% acessível e visa atender com o máximo de qualidade, segurança e conforto o passageiro”, explica Abel Soares, gerente da concessionária São João.

Antes de entrar em operação diariamente, os ônibus são inspecionados por fiscais da Semob nas garagens e no checklist verificados componentes mecânicos e elétricos da frota, funcionamento de faróis e lanternas, elevadores, limpeza e higienização, entre outros. 

O wokshop também contou com a participação de professores e instrutores do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) que apresentaram o trabalho de formação e especialização de trabalhadores do transporte público urbano voltado para o atendimento ao cliente, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como atendimento humanizado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Banco de Leite do Hospital da Mulher presenteia primeiro bebê nascido no Agosto Dourado

Banco de Leite do Hospital da Mulher presenteia primeiro bebê nascido no Agosto Dourado

Gesto faz parte das ações do BLH no mês do aleitamento materno
Feira de Santana
Secretário de Saúde de Feira de Santana participa de visita técnica do Ministério da Saúde ao Hospital Ortopédico da Bahia

Secretário de Saúde de Feira de Santana participa de visita técnica do Ministério da Saúde ao Hospital Ortopédico da Bahia

A agenda teve como objetivo acompanhar as ações do programa "Agora Tem Especialistas" ...
Feira de Santana
Agentes de Endemias de Feira de Santana são contemplados com ação de saúde e bem-estar

Agentes de Endemias de Feira de Santana são contemplados com ação de saúde e bem-estar

A edição contemplou os profissionais que atuam nos bairros Parque Ipê, Cidade Nova,...