Conjunto Penal de Feira de Santana ganha Centro de Treinamento e Tanque de Tilápias
Além disso, foi anunciado o plano de ampliação do abastecimento de água na unidade. Durante o evento, também teve início o Curso de Aperfeiçoamento Policial Penal.
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) inaugurou um Centro de Treinamento e um Tanque de Tilápias no Conjunto Penal de Feira de Santana. Além disso, foi anunciado o plano de ampliação do abastecimento de água na unidade. Durante o evento, também teve início o Curso de Aperfeiçoamento Policial Penal.
O Secretário José Carlos destacou a importância do projeto Bahia Pesca, que visa à ressocialização dos internos.
“O objetivo do projeto do Bahia Pesca é a ressocialização dos internos. Vamos capacitar quarenta presos aqui da unidade de Feira de Santana, e o que vai gerar são quase cinco toneladas de tilápia que serão fornecidas ao programa Bahia Sem Fome. Esse projeto é piloto ainda, mas pretendemos ampliá-lo para outras unidades prisionais”, afirmou.
A seleção dos participantes do projeto é baseada no comportamento dos internos, como explicou José Carlos: “O critério é bom comportamento. O diretor da unidade, Júnior, junto com a equipe biopsicossocial, faz o levantamento desses internos, verificando todo o histórico deles. Esse é um projeto voltado à ressocialização.”
O secretário também ressaltou a continuidade da formação dos internos.
“A ideia é que seja uma política pública permanente, capacitando os internos e ampliando o número de tanques e o nível de capacitação. Queremos que, ao saírem, eles tenham a oportunidade de emprego com essa capacitação.”
Além da inauguração do tanque, José Carlos anunciou a ampliação do sistema de abastecimento de água.
“Estamos perfurando poços em todas as unidades prisionais. Em Feira de Santana, a água é de boa qualidade e será destinada tanto ao consumo da horta quanto ao consumo humano dos internos.”
Daniel Victório, diretor-presidente da Bahia Pesca, elogiou a iniciativa.
“Bahia Pesca é uma instituição do governo do estado vinculada à Secretaria de Agricultura do estado da Bahia. Possuímos cinco terminais pesqueiros e cinco estações de piscicultura. Este é um projeto pioneiro que começará aqui e, em breve, será ampliado para todas as penitenciárias da Bahia.”
Ele detalhou como os internos serão capacitados.
“Inicialmente, vinte internos serão capacitados no manejo do pescado, desde alevinagem até a criação final, que dura em média seis meses. Parte da produção será destinada ao programa de combate à fome do governo e a outra parte será reinvestida no projeto.”
O secretário José Carlos também falou sobre o concurso para policial penal.
“As inscrições para o concurso terminaram ontem. Serão 287 vagas, mas talvez haja uma ampliação desse número. A prova será no dia 15 de setembro e ocorrerá em nove cidades do interior da Bahia.”
O projeto, denominado Projeto Fênix, é visto como uma oportunidade inovadora para a ressocialização dos internos, como concluiu José Carlos.
“Estamos ansiosos para acompanhar os resultados deste projeto piloto. Tenho certeza de que será um projeto inovador, alinhado ao pilar de ressocialização do governador Jerônimo Rodrigues.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento