Conjunto George Américo completa 36 anos de fundação
O requerimento nº 116/2023, que trata da homenagem, foi aprovado em sessão ordinária esta semana.
Para celebrar os 36 anos de fundação do bairro George Américo será realizada uma sessão solene na próxima terça-feira (28), a partir das 9h, na Câmara Municipal. A proposta da comemoração é dos vereadores Silvio Dias (PT) e Pedro Américo (União Brasil). O requerimento nº 116/2023, que trata da homenagem, foi aprovado em sessão ordinária esta semana.
Segundo um dos autores, vereador Silvio Dias, “nada mais justo do que essa Casa render as devidas homenagens ao conjunto, marcado por histórias e personagens marcantes da nossa cidade, assim como homenagear todas as pessoas que vivem neste bairro”.
SOBRE O CONJUNTO
Foi fundado em 28 de novembro de 1987, quando o líder revolucionário dos sem-teto de Feira de Santana, George Américo Mascarenhas, organizou a ocupação de terra do antigo Campo de Aviação, de propriedade pública, com o apoio de centenas de pessoas. Ao longo de seus 28 anos, George Américo comandou 21 ocupações em Feira de Santana e, por isso, ficou conhecido como o “rei das invasões”.
O bairro recebeu o nome de Conjunto Habitacional George Américo por conta de uma homenagem da população local e, também, da Câmara de Vereadores, através da lei municipal nº 1170/89. Vale ressaltar, que George Américo foi funcionário da Prefeitura e presidiu a Associação dos Sem-Teto do Município.
Na década de 1970, ele participou de movimentos estudantis; se envolveu em muitas atividades promovidas pela Casa do Estudante. George Américo tinha o sonho de se candidatar a vereador, contudo seu desejo foi interrompido porque foi assassinado seis meses antes do pleito municipal, numa quinta-feira, dia 5 de maio de 1988.
*Ascom