Conheça o frei brasileiro que terá missão especial antes do Conclave
Sua presença no Conclave simboliza a representação da fé e da presença da Igreja brasileira no coração do catolicismo.
O frei brasileiro Claudiano Aragão viverá um dos momentos mais marcantes de sua trajetória cristã. Ele foi escolhido para servir a comunhão aos cardeais antes do início do Conclave, cerimônia que definirá o novo Papa, no Vaticano.
Frei Claudiano falou com emoção sobre a importância de participar de um momento tão significativo para a Igreja Católica.
“Esse momento na minha vida cristã é importante porque estamos em comunhão com a Igreja. Eu estou em comunhão e estou presente de corpo e alma, não só de alma.”
A cerimônia acontecerá no dia 7, em uma missa reservada, marcada pelo recolhimento e espiritualidade dos cardeais que se preparam para votar no próximo pontífice.
“Estando aqui em Roma é uma grande oportunidade de vivenciar com muita emoção, mas mais do que emoção. A emoção é consequência da fé e da presença”, destacou o frei.
Apesar de não celebrar a missa, a missão confiada a Frei Claudiano é de profunda responsabilidade.
“Não vou celebrar, eu vou estar ali só para dar a comunhão. Claro que vou comungar, mas eu vou ter que dar a comunhão.”
Sobre a possibilidade de entregar a comunhão ao próprio futuro Papa, ele revelou a expectativa que o acompanha nesse momento histórico.
“Eu vou ficar muito atento a cada rosto de cardeal para poder saber depois se o Papa recebeu a comunhão das minhas mãos.”
Frei Claudiano é um dos poucos brasileiros a participar tão diretamente de um evento de tamanha relevância para a Igreja. Sua presença no Conclave simboliza não apenas um privilégio pessoal, mas também a representação da fé e da presença da Igreja brasileira no coração do catolicismo.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma