Conheça a história da saúde pública de Feira
Tudo começou em Cachoeira.
Muitos não sabem, mas os primórdios da saúde pública de Feira de Santana envolvem influencia de localidades vizinhas, como Cachoeira. Em entrevista especial ao Jornal do Meio Dia, apresentado por Jorge Biancchi na rádio Princesa FM (96.9), o médico Dr. João Batista contou detalhes dessa história.
Segundo o doutor relata, a história da saúde pública feirense começa em 1926, com a fundação da Santa Casa de Cachoeira, por Dom Pedro I, e em 1928 foi publicada a Lei dos Municípios determinando que as Câmaras Municipais devem apoiar ás Instituições de Caridade, garantindo recursos.
“A partir da Santa Casa de Cachoeira formou-se uma rede de santas casas pelo recôncavo da Bahia, inclusive em Feira. Eu diria que estes foram os primórdios da medicina pública, porque era basicamente custeados pelos orçamentos da província. Sempre que eu fazia palestras em Salvador, eu dizia ‘ali está o embrião do nosso SUS'”.
A assistência da saúde púbica provem dessa unidade, segundo o doutor, que já publico livros sobre direcionados a área medicinal. Em 2002, foi fundado o curso de medicina para os cidadãos feirenses.