Feira de Santana

Congresso Internacional faz simulação realística de atendimento a vítimas em Feira  

O CIDEM simulou um acidente catastrófico causado pelo rompimento de uma barragem, resultando em inundações e um vazamento de produtos químicos que contaminou múltiplas vítimas.

26/08/2023 18h36
Congresso Internacional faz simulação realística de atendimento a vítimas em Feira  


O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi o centro de uma simulação realística de atendimento a múltiplas vítimas de um desastre neste sábado. O evento marcou a segunda participação do HGCA no IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), sediado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O tema deste ano foi “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e Explosivos)”. Com um cenário complexo envolvendo explosão de barragem e contaminação química, a simulação reuniu mais de 100 voluntários do hospital em um exercício de preparação e prontidão.

O CIDEM simulou um acidente catastrófico causado pelo rompimento de uma barragem, resultando em inundações e um vazamento de produtos químicos que contaminou múltiplas vítimas. O HGCA montou uma megaestrutura no estacionamento da emergência, incluindo tendas de descontaminação, atendimento médico, posto de comando e suporte para imprensa e familiares.

O diretor-médico do HGCA, Dr. Karlos Figueredo, destacou que o objetivo era criar um ambiente realista que imitasse o atendimento a vítimas de desastres químicos, além de rompimento de barragens.

Aproximadamente 40 “vítimas” fictícias foram transportadas para o HGCA por meio de ambulâncias, ônibus e helicópteros, simulando diferentes cenários de socorro imediato. Uma equipe devidamente paramentada para evitar contaminação coordenou o fluxo de atendimento desde a triagem até a descontaminação e tratamento. A iniciativa não apenas fortaleceu a preparação dos profissionais do HGCA para situações críticas, mas também contribuiu para a discussão e aprendizado no âmbito do CIDEM.

Segundo a Dra. Cristiana França, o CIDEM é uma preparação da equipe do HGCA para atendimento a múltiplas vítimas. “O evento reuniu uma ampla gama de profissionais da saúde, inclusive com a presença da nossa secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, que prestigiou o evento. Nossa equipe multiprofissional e de apoio mostrou que o HGCA, maior hospital público do interior da Bahia, está mais do que preparado para atendimento a múltiplas vítimas. Ao participarmos de uma simulação tão elaborada e realística, demonstramos o compromisso contínuo com a excelência no atendimento médico, mesmo nas situações mais desafiadoras. A contribuição do hospital não apenas enriqueceu o evento, mas também fortaleceu a colaboração entre profissionais de diferentes áreas e países, com o objetivo comum de aprimorar as estratégias de resposta a desastres e, assim, preservar vidas em situações críticas”, ressaltou Cristiana.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Somente na tarde desta terça foram registrados 65mm em 4 horas
Feira de Santana
Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Na edição deste ano, que será nesta quinta-feira (22), às 19h30, no teatro da CDL,...
Feira de Santana
Mais de 1.300 crianças são vacinadas contra a dengue em Feira de Santana

Mais de 1.300 crianças são vacinadas contra a dengue em Feira de Santana

Somente nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 305 crianças...