Esporte

Confronto do Brasil vs Jamaica vira “mata-mata” para evitar queda na fase de grupos

Seleção, que caiu na primeira fase apenas nas duas primeiras edições de Mundial, precisa vencer para conseguir a classificação

01/08/2023 09h57
Confronto do Brasil vs Jamaica vira “mata-mata” para evitar queda na fase de grupos
Foto: Thais Magalhães/CBF

Derrotado pela França no sábado, o Brasil saiu da liderança para o terceiro lugar no Grupo F da Copa Feminina. Por isso, o último duelo da primeira fase será em clima de decisão – para avançar às oitavas de final sem depender das adversárias, a Seleção precisa ganhar ou ganhar da Jamaica nesta quarta-feira (2).

As jamaicanas, com quatro pontos, classificam em caso de empate – placar que deixaria o Brasil em situação muito complicada. A equipe comandada por Pia Sundhage só avança com o resultado igualado se o Panamá – último da chave com duas derrotas – vencer a líder França. 

Brasil e Jamaica já se enfrentaram duas vezes. Em 2007, na fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos, a Seleção venceu por 5 x 0. Há quatro anos, na estreia da fase de grupos da Copa do Mundo da França, o Brasil triunfou por 3 x 0, com hat-trick de Cristiane. Em 2023, o revés diante das caribenhas encerra precocemente a campanha brasileira em solo australiano.

Uma queda que não é comum na história da Seleção Feminina em Copas. Presente em todas os nove Mundiais Femininos, o Brasil só foi eliminado na fase de grupos nas duas primeiras edições: em 1991 – terceira colocada no Grupo B, com uma vitória – e 1995 – último no Grupo A, também só com um resultado positivo.

Em 1999, o Brasil chegou pela primeira vez à semifinal e terminou em terceiro lugar. Já em 2007, a Seleção conseguiu o melhor resultado em Copas do Mundo: o vice-campeonato diante da Alemanha. Nas outras quatro edições, o Brasil teve desempenhos parecidos – avançou na fase de grupos, mas caiu no primeiro confronto de mata-mata. 

Em 2003 e 2011, com 16 seleções participantes, o Mundial Feminino abria sua fase eliminatória nas quartas de final. O Brasil foi batido pela Suécia em 2003, e caiu nos pênaltis para os Estados Unidos, em 2011, após empate em 2 x 2.

A partir de 2015, com 24 países, a Copa Feminina passou a ter oitavas de final. Primeira colocada no Grupo E, a seleção brasileira foi eliminada pela Austrália, por 1 x 0, na primeira partida de mata-mata.

Em 2019, o Brasil venceu o duelo com a Itália no Grupo C, por 1 x 0, e se classificou como uma das quatro melhores terceiras colocadas entre os seis grupos. No entanto, nas oitavas, a Seleção perdeu por 2 x 1 para a França.

Projetando as oitavas

Caso se classifique para as oitavas de final nesta edição, a Seleção Brasileira enfrenta o grupo H da Copa – que, pela primeira vez, tem 32 seleções participantes. 

Se ficar em primeiro lugar na tabela, a Canarinho encara o segundo colocado do grupo H; caso fique em segundo, o Brasil jogará contra o primeiro colocado do grupo adversário. No grupo H, estão Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Eleição presidencial na CBF é marcada para o dia 25 de maio

Eleição presidencial na CBF é marcada para o dia 25 de maio

A eleição será um dia antes da apresentação e da primeira convocação de Carlo Ancelotti...
Esporte
Bahia provoca o Vitória antes do clássico ao anunciar parcial de ingressos; confira

Bahia provoca o Vitória antes do clássico ao anunciar parcial de ingressos; confira

O Ba-Vi será no próximo domingo (18), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, às 16h
Esporte
CBF aciona STF para reverter afastamento de Ednaldo Rodrigues

CBF aciona STF para reverter afastamento de Ednaldo Rodrigues

Pedido foi direcionado ao ministro Gilmar Mendes, responsável por decisões anteriores...