Política

Confira o novo levantamento AtlasIntel ao governo da BA

O cenário favorável que se mantém em relação à campanha do PT é refletido pela estabilidade dos números apurados pela AtlasIntel.

23/10/2022 06h51
Confira o novo levantamento AtlasIntel ao governo da BA
Foto: Divulgação

Nova rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A TARDE, consolida a tendência de vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 30 de outubro. O levantamento indica que o candidato petista tem 54,8% dos votos válidos na corrida do segundo turno ao Governo da Bahia, contra 45,2% de ACM Neto (União Brasil). Considerando os votos totais, Jerônimo aparece com 53,2%, Neto com 43,8%, enquanto a opção por votos brancos e nulos somou 1,6%. As pessoas que não souberam responder representam 1,4%.

O cenário favorável que se mantém em relação à campanha do PT é refletido pela estabilidade dos números apurados pela AtlasIntel. A nova pesquisa traz praticamente a mesma diferença entre os dois candidatos apontada na sondagem anterior, divulgada no último dia 15, de dez pontos percentuais.

De acordo com o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, a preferência do eleitor está cristalizada na direção da provável eleição de Jerônimo como governador do Estado e isso se explica, em grande parte, pelo papel fundamental que a disputa para a Presidência da República exerce na Bahia.  

“ACM Neto perdeu alguns votos para o Jerônimo, entre o primeiro e o segundo turno, provavelmente por conta da nacionalização da corrida, onde alguns eleitores que tinham cruzado voto votaram Lula e ACM, agora se dando conta de que o ACM não tomou um lado na eleição presidencial, não confiam mais tanto no ACM porque esperariam que ele tivesse uma postura anti-Bolsonaro, que ele não tem como assumir porque, ao fazer isso, se prejudicaria com outra base muito importante que ele tem, dos eleitores de Bolsonaro”, explica.

Jerônimo vence na maior parte do interior

A pesquisa aponta domínio petista quase absoluto no interior do estado. Jerônimo obteve a preferência da maior parte do eleitorado nas regiões de Vitória da Conquista (69,7%), Juazeiro (63,5%), Feira de Santana (61,2%) e Ilhéus-Itabuna (48,1%). Já ACM Neto venceu na região de Barreiras (51,2%) e Salvador (57,1%).

O candidato do PT também foi mais escolhido entre as mulheres (58,5%) e em todas as faixas de escolaridade pesquisadas: 54% entre os que concluíram o ensino fundamental, 52,6% o ensino médio, e 52,8% o ensino superior.

Em relação à renda familiar, destaque para preferência petista entre os mais pobres. Jerônimo foi a opção para 58,3% das pessoas que recebem até R$ 2 mil, contra 38,1% que preferiram ACM Neto.

No cenário religioso, há uma divisão entre segmentos. Enquanto a maior parte dos evangélicos apoia ACM Neto (54,3%), o mesmo se dá entre os eleitores católicos em relação a Jerônimo (60,3%).  

A pesquisa AtlasIntel ouviu 2 mil eleitores entre os dias 18 e 22 de outubro, em mais de 300 cidades baianas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Comentários

Leia também

Política
Em Serra Preta, empresário não descarta disputar prefeitura

Em Serra Preta, empresário não descarta disputar prefeitura

Ele colocou seu nome à disposição da população
Política
Deputado Leandro de Jesus analisa decisões estratégicas do PL para eleições municipais na Bahia

Deputado Leandro de Jesus analisa decisões estratégicas do PL para eleições municipais na Bahia

Leandro ressaltou a importância da participação do PL no processo eleitoral, especialmente...
Política
Defesa de Bolsonaro entra com ação no STF para anular investigação sobre joias

Defesa de Bolsonaro entra com ação no STF para anular investigação sobre joias

A defesa do ex-presidente considera que a forma como a apuração foi instaurada pelo ministro...