Educação

Conexão Social: como a educação profissional têm transformado realidades locais

Iniciativas com foco em educação têm contribuído para uma educação mais inclusiva e transformadora, impulsionando a economia e a geração de renda.

28/01/2025 16h32
Conexão Social: como a educação profissional têm transformado realidades locais

A educação é uma atividade necessária para a construção de uma sociedade mais equânime. O que se aprende acaba estimulando um pensamento crítico, para a abertura de novas portas e a obtenção de novos conhecimentos e oportunidades. Em comunidades rurais, aspectos da educação profissional têm se tornado um instrumento poderoso para a geração de renda e fortalecimento da economia local.

Com uma variedade de produtos naturais presentes no entorno, como hortaliças e frutas, moradores têm se aproveitado de cursos e capacitações para vender seus produtos e levar à sociedade uma alternativa natural, saudável e livre de produtos químicos, como é o caso das compotas, geleias, doces e chips — produtos que têm ganhado vasta notoriedade nos últimos anos.

Segundo dados do Censo Escolar de 2023, divulgados em fevereiro de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), a educação profissional e tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica, representando um aumento de 12,1%. O crescente número representa um amplo interesse pela oferta de cursos e por uma qualificação profissional frente às novas mudanças e exigências do mercado de trabalho, além do reconhecimento desses cursos como uma forma viável de ingresso no ambiente de trabalho, além de iniciativas realizadas por empresas e instituições para promover uma educação mais inclusiva.

Aila Fernandes, de 24 anos, é moradora da comunidade de Olhos D’água, em Araçás. Inscrita no Projeto Qualifica Ouro Verde, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Petrobras, a aluna explica que a educação profissional vem com um objetivo de valorizar não só o conhecimento, como também mostrar para diversas comunidades o poder do aprendizado como chave para transformação.

“Esses projetos vêm para capacitar pessoas que, de certa forma, enfrentam dificuldades para acessar uma educação profissional de qualidade e acessível. Muitas pessoas não têm condições financeiras para estudar em outra cidade, o que representa uma dificuldade significativa, especialmente nas comunidades. Sair da sua comunidade para estudar em outra cidade, que é a cidade mais próxima, é um grande desafio”, explica.

A discente também destaca que a conexão entre instituições de ensino e empresas é fundamental para fortalecer vínculos entre comunidades, promovendo uma análise mais profunda e eficaz das necessidades e anseios existentes na população, e da oferta de cursos e projetos de qualificação nas comunidades.

“Quando a empresa olha para a comunidade, de certa forma, com esse olhar social, as coisas tendem a mudar. Então, estou aproveitando ao máximo e continuarei aproveitando. Vai ser uma experiência em que eu vou tirar grandes aprendizados e, principalmente, passar também aprendizado para as outras pessoas”,

Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde

O Projeto Social Qualifica Ouro Verde surge da necessidade de criar ações indutoras de inclusão social por meio de qualificação profissional para o emprego, renda e sustentabilidade ambiental das comunidades entorno das ações da Petrobras, e a promoção das famílias para o protagonismo e empoderamento, criando um ciclo social operacionalmente sustentável dos territórios.

Atuando no eixo Desenvolvimento Econômico, o projeto Qualifica Ouro Verde vai levar capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades em Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu, beneficiando cerca de 800 pessoas. As ações serão realizadas a partir de janeiro de 2024 com duração de dois anos.

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado nomeia 842 educadores convocados através de concurso público

Governo do Estado nomeia 842 educadores convocados através de concurso público

São 609 professores nomeados, além de 233 coordenadores pedagógicos
Educação
Inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos são prorrogadas e seguem até 2 de abril

Inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos são prorrogadas e seguem até 2 de abril

Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa que vai ofertar...
Educação
SEC lança edital para contratação de nutricionistas para a rede estadual de ensino

SEC lança edital para contratação de nutricionistas para a rede estadual de ensino

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre os dias 14 de abril a...