CONDER apresenta resultados de projeto desenvolvido na Lagoa Grande
Além da presença da população, os vereadores Luiz da Feira e Ivamberg Lima e o deputado federal Zé Neto também prestigiaram as apresentações.
A equipe social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER) apresentou neste sábado (04) os resultados das avaliações do projeto Integrado de Desenvolvimento Socioambiental da Lagoa Grande.
O evento contou samba de roda, aulas de funcional e fit dance, roda de capoeira e a apresentação da cantora Mel, que participou do The Voice Kids. Além da presença da população, os vereadores Luiz da Feira e Ivamberg Lima e o deputado federal Zé Neto também prestigiaram as apresentações.
O vereador Luiz da Feira falou ao De Olho na Cidade sobre a satisfação em poder prestar contas do trabalho feito no bairro da Rocinha.
“Eu fico muito feliz de estar aqui na comunidade da Rocinha junto com a equipe da Conder, dos moradores, prestando contas do nosso trabalho porque a Rocinha hoje é um bairro que precisa ser mais acolhido pelo poder público e infelizmente não é, temos essa luta da rede de esgoto a céu aberto que a população cobra a muitos anos e eu estamos aqui hoje para discutir justamente isso.” Disse.
De acordo com Zé Neto, além de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de quatro anos, uma nova emenda de sua autoria, de 3,6 milhões, contribuirá para a construção de campos, uma quadra e um espaço de show.
“Sempre teremos coisas novas para fazer na Lagoa Grande, pegamos o lugar que era o lugar mais triste da cidade, mais esquecido, sem nenhum tipo de saneamento básico e passamos 4 anos e meio para fazer o levantamento social para tirar essas famílias dessas condições e fizemos essa região se transformar nesse espelho d’água que nunca tinha existido e teve a ajuda da Conder, junto com o governo do estado e o governo federal e vai continuar agora com a Conder realizando também um trabalho social nessa área.” Disse.
Outro problema que afeta os moradores da região é a falta de drenagem. O deputado Zé Neto afirmou que apesar de responsabilidade do município o estado entrará com uma intervenção para obras sejam iniciadas no bairro.
“A parte mais complicada é a pluvial e a fluvial que são as águas de minação e de chuva, que em tese deviriam ser feitas pelo município, mas eles abandonaram essa região inexplicavelmente, nem varrer a lagoa grande eles varrem e infelizmente essa região virou um espaço de disputa política que não precisava, mas passo a passo estamos entrando na área que era deles e pedimos ao estado que fizesse uma intervenção de drenagem e com 3,9 milhões de reais uma parte desse problema será resolvido agora.” Afirmou.
Norma Cardoso, supervisora de campo da Conder, ressaltou a importância do trabalho social para os moradores.
“Nós estamos aqui a algum tempo fazendo nosso trabalho social e trazemos cursos, palestras, prevenção de saúde, então trabalhamos sempre voltados para a comunidade, hoje tivemos a apresentação do seminário que foi voltado para todas as atividades feitas aqui, porque além disso nós fazemos a intermediação entre o social e a engenharia e agora estamos finalizando a rede de esgotamento sanitário.” Destaca.
*Com informações do repórter Robson Nascimento