Comunidades de Araçás iniciam cursos de qualificação do Senai em parceria com a Petrobras nesta semana
Iniciativas visam empoderar e qualificar comunidade da região
As comunidades de Floresta e Chapada, em Araçás, iniciarão a partir desta segunda-feira, cursos de qualificação do Senai em parceria com a Petrobrás. As ações fazem parte do Projeto Qualifica Ouro Verde, uma iniciativa do Senai em parceria com a Petrobras que visa levar capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades em Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu, beneficiando cerca de 800 pessoas.
Ao todo, foram ofertados três cursos: Beneficiamento de Alimentos e Informática básica na comunidade de Floresta, e Higiene e Inspeção de Produtos animais e vegetais em Chapada. As capacitações têm como objetivo promover o conhecimento, empoderamento das famílias, fortalecimento econômico e a geração de renda das comunidades impactadas.
Luciana Bispo, Assistente de Processos e Negócios do Senai/Projeto Qualifica Ouro Verde, destaca que os cursos oferecidos pelo projeto serão fundamentais não apenas para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, mas também para o desenvolvimento de habilidades que os capacitarão de maneira ampla.
“No Qualifica Ouro Verde, valorizamos o conhecimento, oferecendo a todos a oportunidade de realizar cursos com certificado de conclusão emitido pelo SENAI, o que agrega valor no mercado de trabalho. Além disso, existem diversas outras ações realizadas pelo projeto, todas fundamentais para o fortalecimento da vida financeira, social e emocional das famílias participantes.”, destaca.
Sobre o Projeto Qualifica Ouro Verde
O Projeto Social Qualifica Ouro Verde surge da necessidade de criar ações indutoras de inclusão social por meio de qualificação profissional para o emprego, renda e sustentabilidade ambiental das comunidades entorno das ações da Petrobras, promovendo as famílias para o protagonismo e empoderamento, criando um ciclo social operacionalmente sustentável nos territórios.
Atuando no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto Qualifica Ouro Verde levará capacitação profissional e ecologicamente sustentável para quase 20 comunidades em Araçás, Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Entre Rios e Catu, beneficiando cerca de 800 pessoas. As ações serão realizadas a partir de janeiro de 2024, com duração de três anos.