Educação

Comunidade escolar é mobilizada no enfrentamento à violência sexual infantil

A convidada técnica para discorrer sobre a temática foi a assistente social Liliane Pacheco, chefe da Divisão de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social

20/05/2022 07h15
Comunidade escolar é mobilizada no enfrentamento à violência sexual infantil
Foto: Divulgação

O papel da escola no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes e a escuta especializada foram discutidos na manhã desta quarta-feira, 18, em uma live promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A programação faz parte das ações voltadas para o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado ontem.

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, fez a abertura da live e defendeu que a escola deve ser um ambiente acolhedor e seguro.

A convidada técnica para discorrer sobre a temática foi a assistente social Liliane Pacheco, chefe da Divisão de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social, que também é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Liliane abordou a Lei Federal nº 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências. Também especificou sobre a importância da escuta especializada e depoimento especial para acolher as vítimas nos depoimentos.

“Precisamos conhecer o sistema de garantia de direitos para atuar nessas situações. Em Feira de Santana temos o espaço e equipe especializada para atender os casos, como preconiza a Lei. Todo processo é feito com bastante cuidado para que a criança/adolescente não sejam revitimizada”, pontua Liliane.

A assistente social ainda pontuou que todo sinal deve ser observado, inclusive a evasão escolar pode ser um indicativo de que algo está errado. Os gestores escolares foram orientados como agir e para onde direcionar a vítima/família.

Para a profissional, todas as instituições envolvidas nos casos de violência sexual devem estar interligados para garantir a segurança e bem-estar da criança/adolescente. Este suporte especializado é fundamental para minimizar traumas e garantir a proteção dos direitos.

Todo conteúdo está disponível no canal do YouTube da Seduc. A mobilização foi organizada pela equipe Interprofissional/Seduc, chefiada por Luscilla Lima, e a mediação foi conduzida pela professora Sheila Menezes, da Seduc.

Comentários

Leia também

Educação
Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Resultado sai em 12 de maio; recurso até dia 16
Educação
Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Oportunidades para professores e técnicos serão criadas por meio de novos concursos e...
Educação
Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Interessados devem se inscrever pelo Portal Único do MEC; programa financia graduação...