Feira de Santana

Comunicação é primordial para manter um bom relacionamento, destaca especialistas

Em programa especial do Dia dos Namorados, profissionais que trabalham com relacionamentos explicam as nuances das cinco linguagens do amor e a importância da boa comunicação entre o casal.

10/06/2022 16h53
Comunicação é primordial para manter um bom relacionamento, destaca especialistas

Formulada pelo escritor e apresentador estadunidense, Gary Chapman, a teoria das “Cinco linguagens” diz que há cinco maneiras principais de demonstrar amor, são elas: tempo de qualidade, palavras de afirmação, presentes, toque físico e atos de serviço. O tema foi discutido durante o programa Jornal do Meio-Dia da rádio Princesa Fm (96.9) , apresentado por Jorge Biancchi.

Para o pastor e ministrante de cursos para casais, Gerson França, as linguagens dizem respeito a forma de comunicação, que é o oxigênio dos relacionamentos. O pastor pontua que essas demonstrações são uma forma de se comunicar de um jeito que valorize seu parceiro.

“Amar é valorizar, e quem valoriza, cuida. É muito importante aprendermos a linguagem do outro que o espera que nos expressemos”, diz o pastor,

França explica como as linguagens podem ser manifestadas ou percebidas. A “palavras de afirmação”, diz respeito ao afeto demonstrado através da admiração e palavras de incentivo, onde o parceiro se sente bem sendo elogiado, e gosta de elogiar o outro.

“Tempo de qualidade”, valoriza o tempo em companhia um do outro, seja através de uma conversa, ou uma programação especial, é o prazer de estar junto ao parceiro (a). “Presentes” não diz respeito a bens materiais em si, mas ao significado especial por trás deles, o objeto é uma materialização do sentimento.

Com “atos de serviço”, o indivíduo se sente feliz com a atenção, dedicação e cuidado do seu cônjuge. Por fim, “toque fisico”, é o desejo de, não apenas estar perto, mas também sentir o outro, com proximidade e contato.

Identificar a linguagem de amor do seu parceiro, e a sua, é uma das etapas para obter um relacionamento saudável e feliz. Ratificando as palavras de Gerson França,  a psicóloga e neuropsicóloga, Ana Rita Antunes, destaca a comunicação como primordial para um relacionamento.

“Não existe relacionamento sem uma comunicação clara e bem definida, na qual os dois têm os mesmos direitos de falar e mesmo poder de escolha”, afirma Antunes. Assim como a comunicação,  o carinho também é expressado através da valorização e admiração, deixando claro seus sentimentos para que o outro se sinta feliz sendo amado.

A psicóloga também destaca o mito do parceiro ideal, pois o relacionamento é mantido através do equilíbrio entre as qualidades e defeitos: “Se a relação não tiver uma boa comunicação, não irá sobreviver. É preciso dialogar, dizer ao outro se algo incomodou, porque quanto mais guardamos, mais acumulamos e uma hora transborda, sendo difícil restaurar ao que era inicialmente”, finaliza.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mortes por covid em Feira diminuíram 85,2% em relação a 2021

Mortes por covid em Feira diminuíram 85,2% em relação a 2021

Redução está ligada à ampliação da vacina
Feira de Santana
Iniciadas pré-conferências municipais de saúde para propor melhorias no SUS

Iniciadas pré-conferências municipais de saúde para propor melhorias no SUS

A iniciativa da Prefeitura por meio da Atenção Primária e do Conselho Municipal de...
Feira de Santana
Policlínicas municipais realizaram mais de 7 mil consultas em novembro

Policlínicas municipais realizaram mais de 7 mil consultas em novembro

As consultas nas policlínicas são realizadas de segunda a sábado