Feira de Santana

Comunicação é primordial para manter um bom relacionamento, destaca especialistas

Em programa especial do Dia dos Namorados, profissionais que trabalham com relacionamentos explicam as nuances das cinco linguagens do amor e a importância da boa comunicação entre o casal.

10/06/2022 16h53
Comunicação é primordial para manter um bom relacionamento, destaca especialistas

Formulada pelo escritor e apresentador estadunidense, Gary Chapman, a teoria das “Cinco linguagens” diz que há cinco maneiras principais de demonstrar amor, são elas: tempo de qualidade, palavras de afirmação, presentes, toque físico e atos de serviço. O tema foi discutido durante o programa Jornal do Meio-Dia da rádio Princesa Fm (96.9) , apresentado por Jorge Biancchi.

Para o pastor e ministrante de cursos para casais, Gerson França, as linguagens dizem respeito a forma de comunicação, que é o oxigênio dos relacionamentos. O pastor pontua que essas demonstrações são uma forma de se comunicar de um jeito que valorize seu parceiro.

“Amar é valorizar, e quem valoriza, cuida. É muito importante aprendermos a linguagem do outro que o espera que nos expressemos”, diz o pastor,

França explica como as linguagens podem ser manifestadas ou percebidas. A “palavras de afirmação”, diz respeito ao afeto demonstrado através da admiração e palavras de incentivo, onde o parceiro se sente bem sendo elogiado, e gosta de elogiar o outro.

“Tempo de qualidade”, valoriza o tempo em companhia um do outro, seja através de uma conversa, ou uma programação especial, é o prazer de estar junto ao parceiro (a). “Presentes” não diz respeito a bens materiais em si, mas ao significado especial por trás deles, o objeto é uma materialização do sentimento.

Com “atos de serviço”, o indivíduo se sente feliz com a atenção, dedicação e cuidado do seu cônjuge. Por fim, “toque fisico”, é o desejo de, não apenas estar perto, mas também sentir o outro, com proximidade e contato.

Identificar a linguagem de amor do seu parceiro, e a sua, é uma das etapas para obter um relacionamento saudável e feliz. Ratificando as palavras de Gerson França,  a psicóloga e neuropsicóloga, Ana Rita Antunes, destaca a comunicação como primordial para um relacionamento.

“Não existe relacionamento sem uma comunicação clara e bem definida, na qual os dois têm os mesmos direitos de falar e mesmo poder de escolha”, afirma Antunes. Assim como a comunicação,  o carinho também é expressado através da valorização e admiração, deixando claro seus sentimentos para que o outro se sinta feliz sendo amado.

A psicóloga também destaca o mito do parceiro ideal, pois o relacionamento é mantido através do equilíbrio entre as qualidades e defeitos: “Se a relação não tiver uma boa comunicação, não irá sobreviver. É preciso dialogar, dizer ao outro se algo incomodou, porque quanto mais guardamos, mais acumulamos e uma hora transborda, sendo difícil restaurar ao que era inicialmente”, finaliza.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura celebra diversidade cultural

Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura celebra diversidade cultural

Idealizado por Asa Filho, conhecido como mestre da cultura popular, o projeto visa manter...
Feira de Santana
Micareta de Feira de Santana homenageará Jorge de Angélica, ícone do reggae baiano

Micareta de Feira de Santana homenageará Jorge de Angélica, ícone do reggae baiano

Jorge faleceu no ano passado, deixando um legado artístico e cultural marcante.
Feira de Santana
Micareta de Feira terá esquema de segurança ampliado e ações de saúde em todos os dias de festa

Micareta de Feira terá esquema de segurança ampliado e ações de saúde em todos os dias de festa

Durante evento, nesta terça (9), com a presença do governador, foi anunciado um efetivo...