Comunicação é primordial para manter um bom relacionamento, destaca especialistas
Em programa especial do Dia dos Namorados, profissionais que trabalham com relacionamentos explicam as nuances das cinco linguagens do amor e a importância da boa comunicação entre o casal.
Formulada pelo escritor e apresentador estadunidense, Gary Chapman, a teoria das “Cinco linguagens” diz que há cinco maneiras principais de demonstrar amor, são elas: tempo de qualidade, palavras de afirmação, presentes, toque físico e atos de serviço. O tema foi discutido durante o programa Jornal do Meio-Dia da rádio Princesa Fm (96.9) , apresentado por Jorge Biancchi.
Para o pastor e ministrante de cursos para casais, Gerson França, as linguagens dizem respeito a forma de comunicação, que é o oxigênio dos relacionamentos. O pastor pontua que essas demonstrações são uma forma de se comunicar de um jeito que valorize seu parceiro.
“Amar é valorizar, e quem valoriza, cuida. É muito importante aprendermos a linguagem do outro que o espera que nos expressemos”, diz o pastor,
França explica como as linguagens podem ser manifestadas ou percebidas. A “palavras de afirmação”, diz respeito ao afeto demonstrado através da admiração e palavras de incentivo, onde o parceiro se sente bem sendo elogiado, e gosta de elogiar o outro.
“Tempo de qualidade”, valoriza o tempo em companhia um do outro, seja através de uma conversa, ou uma programação especial, é o prazer de estar junto ao parceiro (a). “Presentes” não diz respeito a bens materiais em si, mas ao significado especial por trás deles, o objeto é uma materialização do sentimento.
Com “atos de serviço”, o indivíduo se sente feliz com a atenção, dedicação e cuidado do seu cônjuge. Por fim, “toque fisico”, é o desejo de, não apenas estar perto, mas também sentir o outro, com proximidade e contato.
Identificar a linguagem de amor do seu parceiro, e a sua, é uma das etapas para obter um relacionamento saudável e feliz. Ratificando as palavras de Gerson França, a psicóloga e neuropsicóloga, Ana Rita Antunes, destaca a comunicação como primordial para um relacionamento.
“Não existe relacionamento sem uma comunicação clara e bem definida, na qual os dois têm os mesmos direitos de falar e mesmo poder de escolha”, afirma Antunes. Assim como a comunicação, o carinho também é expressado através da valorização e admiração, deixando claro seus sentimentos para que o outro se sinta feliz sendo amado.
A psicóloga também destaca o mito do parceiro ideal, pois o relacionamento é mantido através do equilíbrio entre as qualidades e defeitos: “Se a relação não tiver uma boa comunicação, não irá sobreviver. É preciso dialogar, dizer ao outro se algo incomodou, porque quanto mais guardamos, mais acumulamos e uma hora transborda, sendo difícil restaurar ao que era inicialmente”, finaliza.