Como compensar os exageros das festas de fim de ano
O médico Matheus Dória dá dicas
Após as festas de fim de ano, equilibrar a alimentação é essencial para recuperar o bem-estar. Priorizar refeições leves e nutritivas, ricas em vegetais, proteínas magras e grãos integrais, além de hidrate-se bem e evitar alimentos processados. Incorporar atividade física regular também ajudará a restabelecer o equilíbrio. Algumas destas dicas foram explicadas ao programa Jornal do Meio Dia (Princesa FM), pelo médico nutrólogo Matheus Dória, especialista no assunto.
“A gente tem um período bem festivo e cheio de comemorações. Existem alguns estudos recentes que mostra que os excessos podem impactar diretamente no ganho de peso e metabolismo. Esse estudo mostrou que neste período as pessoas podem ganhar até um quilo de peso acumulado por festa. Além disso, a gente tem visto que muitos desses pesos adquiridos nas festas, acabam não sendo gasto durante o período do ano subsequente. A resistência em insulina no meio médico é extremamente danosa, já que ela é a raiz de vários males, como diabetes, síndrome metabólica e, principalmente, a obesidade e sobrepeso”.
Segundo o médico, a melhor dica para não exagerar na alimentação na hora das comemorações, é buscar sempre o equilibro.
“Buscar o equilíbrio. O que vale é isso. Se planejar para esse momento onde a gente vai exceder um pouquinho mais na caloria, porém, já posso pensar na queima, ou já começar com meu exercício. Ou, durante o próprio evento, posso me programar comendo um pouco do que está ali, mas sem exceder. Se s gente conseguir dividir, a gente come e aproveita”.