Feira de Santana

Comitê articula ações para o enfrentamento da cólera

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira

24/02/2023 15h36
Comitê articula ações para o enfrentamento da cólera
Foto: Thiago Paixão

O Comitê de Enfrentamento e Ações de Combate à Cólera realizou uma reunião de trabalho na manhã desta sexta-feira (24) para articular as ações de rastreamento e controle da doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, que está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) designou unidades de referência para o atendimento de casos de doenças diarreicas e suspeitos da cólera. São as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora. Esta última funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Todos os profissionais da rede municipal de saúde serão capacitados para oferecer o atendimento adequado e todo o processo de triagem e investigação da Cólera.

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará a investigação e rastreamento de animais que se alimentam e bebem a água da Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira. A estratégia tem o objetivo de evitar a transmissão de doenças zoonóticas causadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos aos seres humanos.

Equipes da SMS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Universidade Estadual de Feira de Santana, com auxílio de pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vão intensificar as coletas de amostras em pontos estratégicos.

Na quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou novas amostras de água coletadas nas proximidades do rio Jacuípe e nos riachos da Lagoa do Geladinho e do Cipriano Barbosa, localizados no Feira IV, para serem analisadas e aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – Lacen.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...