Comissão leva a Brasília projeto histórico de Universidade Federal em Feira de Santana
A Missão Brasília segue até quinta-feira, reunindo mais de 300 representantes de Feira de Santana em encontros com autoridades federais.

Direto de Brasília, a comitiva de Feira de Santana participa da Missão Brasília, movimento que reúne representantes da sociedade civil, empresários e autoridades para apresentar projetos estratégicos no aniversário de 192 anos da cidade. Entre as principais pautas, está a criação da Universidade Federal em Feira de Santana, tema defendido pelos professores Josué Melo e Jacson Machado.
O professor Josué Melo ressaltou a mobilização inédita da comunidade feirense.

“Estamos participando dessa missão com muita responsabilidade, buscando para Feira de Santana aquilo que ela precisa e merece. As portas estão se abrindo para os projetos da cidade, principalmente o grande projeto que nos interessa: a criação da Universidade Federal em Feira de Santana. É algo extraordinário e fundamental para o futuro que queremos.”
Ele destacou ainda a força popular do movimento: “Somos a única cidade do Brasil que organiza uma missão desse porte para Brasília. São quase 300 representantes, incluindo movimentos sociais, reivindicando recursos para o desenvolvimento de Feira. É um povo que olha para o alto, cada dia maior, cada dia mais altaneira, cada vez mais Princesa do Nordeste.”
O projeto, segundo o professor, é essencial para preparar a cidade para os próximos séculos:
“Nada melhor para pensar o futuro do que uma universidade conectada com a ciência, a tecnologia e a realidade do século 21. Precisamos de uma instituição flexível, que compreenda as mudanças do mundo e prepare a juventude para viver neste novo tempo.”
Já o professor Jacson Machado, diretor da UFRB em Feira de Santana, detalhou a proposta e o impacto regional: “Estamos apresentando um projeto de expansão que é uma política de Estado, pensando em uma universidade para os próximos mil anos. Feira de Santana pode se tornar um centro global de desenvolvimento, cultura e tecnologia, atraindo pessoas de toda a região e do país.”
Jacson explicou que a iniciativa vai além da educação:
“O investimento inicial estimado é de cerca de R$ 250 milhões, com orçamento anual médio em torno de R$ 200 milhões. A universidade terá potencial de parcerias com indústrias, organizações internacionais e projetos de inovação. Isso vai garantir não só acesso ao ensino superior, mas também a criação de novas políticas públicas, inclusão social e fortalecimento tecnológico.”
Para ele, o momento é decisivo: “Precisamos do braço forte do Estado brasileiro para permitir esse acesso e permanência. Feira tem capacidade intelectual e jovens talentosos. Esse é um passo fundamental para transformar conhecimento em desenvolvimento sustentável e oportunidades para toda a região.”
A Missão Brasília segue até quinta-feira, reunindo mais de 300 representantes de Feira de Santana em encontros com autoridades federais. O objetivo é garantir que, ao chegar aos 200 anos, a cidade conte com conquistas estruturais, como a Universidade Federal, que projetem seu futuro para as próximas gerações.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Brasília






