Brasil

Comissão de Ética pede ao STF apuração contra Augusto Heleno por falas sobre eleições

Ex-chefe do GSI é investigado por possível uso irregular da Abin e violação de princípios democráticos durante o governo Bolsonaro

10/01/2026 09h55
Comissão de Ética pede ao STF apuração contra Augusto Heleno por falas sobre eleições
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (9), que seja apurada a conduta do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), general da reserva Augusto Heleno, pelas declarações feitas em 2022 que indicariam possível uso irregular da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e violação de princípios das instituições democráticas.

De acordo com o documento, a apuração busca “averiguar o cometimento de possíveis infrações previstas no arcabouço ético” da administração pública. As falas sob análise ocorreram durante uma reunião ministerial realizada em 5 de julho de 2022, em meio às investidas do então presidente Bolsonaro contra o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Na ocasião, Augusto Heleno mencionou a existência de um suposto “esquema”, que teria sido montado junto à Abin, para “acompanhar o que os dois lados estão fazendo” durante o processo eleitoral. Em tom considerado grave, o general afirmou que qualquer ação necessária deveria ocorrer antes das eleições. “Não vai ter segunda chamada da eleição; não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito, tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa, é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições”, disse Heleno à época.

Além de Bolsonaro, participaram da reunião o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Todos eles foram posteriormente condenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

A decisão de instaurar o processo administrativo contra Augusto Heleno foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Ética em 15 de dezembro de 2025. Nesta sexta-feira (9), o presidente da CEP, Bruno Espiñera Lemos, solicitou autorização ao ministro do STF Alexandre de Moraes para que o general seja notificado pessoalmente, já que atualmente cumpre prisão domiciliar humanitária.

Segundo Espiñera Lemos, a notificação é essencial para garantir o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa. Após ser oficialmente cientificado, Heleno terá o prazo de dez dias úteis para apresentar esclarecimentos e eventuais provas documentais.

Relator do caso na Comissão de Ética, o conselheiro Manoel Caetano Ferreira Filho afirmou que as declarações do ex-ministro indicam possível desvio de finalidade no exercício do cargo, com o objetivo de reforçar uma retórica de desconfiança sobre o processo eleitoral. A investigação pretende apurar se houve violação ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, especialmente ao Artigo 3º, que exige das autoridades padrões elevados de integridade, moralidade e decoro para a preservação da confiança pública.

Mesmo já tendo sido condenado a 21 anos de prisão pelo STF no inquérito que apurou a trama golpista, Heleno ainda pode responder a outros processos de natureza administrativa e ética. A Comissão de Ética destacou que a aplicação de sanções penais não impede a análise de eventuais infrações ao código de conduta.

Em dezembro do ano passado, o general passou a cumprir prisão domiciliar humanitária após decisão de Alexandre de Moraes, que levou em consideração a idade avançada — 78 anos — e o diagnóstico de Alzheimer, comprovado por perícia médica oficial realizada pela Polícia Federal. Antes disso, Heleno chegou a ficar cerca de um mês detido no Comando Militar do Planalto (CMP).

Comentários

Leia também

Brasil
Morre Isabel Veloso, influenciadora que revelou luta contra câncer terminal aos 19 anos

Morre Isabel Veloso, influenciadora que revelou luta contra câncer terminal aos 19 anos

Blogueira estava internada desde novembro no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.
Brasil
Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026

Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026

Ao longo do ano, a agência vai anunciar mensalmente qual será a cor da bandeira aplicada...
Brasil
BBB 26: Veja todos os candidatos do grupo Pipoca nas Casas de Vidro

BBB 26: Veja todos os candidatos do grupo Pipoca nas Casas de Vidro

Ao todo, 20 participantes disputam 10 vagas no reality; escolha será feita pelo público...