Política

Comissão de Ética da Alba é instalada e investigará caso Binho Galinha

Deputado Vitor Bonfim (PV) comandará o colegiado

17/04/2024 19h37
Comissão de Ética da Alba é instalada e investigará caso Binho Galinha
Foto: Reprodução/Redes Sociais (@dep_vitorbonfim)

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes, instalou a Comissão de Ética da Casa, na tarde desta quarta-feira (17), após cobranças dos parlamentares em plenário. O deputado Vitor Bonfim (PV) comandará o colegiado, enquanto a vice-presidência ficou com o deputado Marcelino Galo (PT).

A comissão foi instalada em meio às investigações do deputado Binho Galinha (Patriota) sobre sua suposta participação em atividades criminosas ligadas à milícia de Feira de Santana. Os trabalhos que podem levar à cassação do mandato do deputado começarão assim que a documentação relativa ao caso passar das mãos da presidência da Casa para o colegiado.

“Os trabalhos começam a partir do momento que a comissão receber as informações. Só posso fazer qualquer juízo de valor a partir do conhecimento dos autos, até porque a investigação policial corre em segredo de justiça”, afirma Bonfim.

Em meio a esse turbilhão envolvendo Galinha, Marcelino Galo diz que essa não será a principal investigação da Comissão. “Cabe a nós analisar todo o processo de falta de decoro por conta de parlamentares, de todas as espécies, de todos os acontecimentos. A Comissão não foi instalada para um caso específico. Então, assim que for provocada, cabe a ela analisar o que de respeito ao comportamento, principalmente ao decoro do parlamentário”, ressaltou o petista.

A comissão será composta ainda pelos deputados Sandro Régis (União Brasil), Samuel Junior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB) de membros titulares da bancada de oposição, enquanto Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP), Euclides Fernandes (PT) e Vitor Bonfim (PV) serão titulares da bancada governista.

A suplência da oposição ficará com os deputados Robinho (União Brasil), Emerson Penalva (PDT) e Kátia Oliveira (União Brasil), enquanto Angelo Coronel Filho (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Nelson Leal (PP), Marcinho Oliveira (União Brasil) e Raimundinho da JR (PL) compõem o banco de reservas da ala do governo. Ainda não foi definida uma data para o começo das reuniões do colegiado.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Votação do PL da desoneração vai para junho após impasses sobre municípios

Votação do PL da desoneração vai para junho após impasses sobre municípios

O debate entre o governo e as prefeituras é sobre as alíquotas da reoneração gradual...
Política
Comitê da Petrobras dá aval a indicação do nome de Magda Chambriard 

Comitê da Petrobras dá aval a indicação do nome de Magda Chambriard 

Nomeação depende de aval do Conselho de Administração. Se confirmada, Magda substituirá...
Política
Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Texto precisa ser aprovado pelos deputados federais até junho