Comissão da Câmara ouve ex-diretor da Conab sobre suspeitas na importação de arroz
Audiência pública atende a pedido do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS)
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública, nesta quarta-feira (3), a partir das 17h, para discutir sobre o leilão de arroz da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a exoneração de seu ex-diretor executivo, Neri Geller.
Durante o debate, que atende a pedido do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), será ouvido o ex-diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos.
O caso em questão se trata da importação de arroz, pelo governo Lula, para controlar os preços do produto após as enchentes no Rio Grande do Sul.
O leilão inicial para comprar 263,3 mil toneladas do grão acabou sendo cancelado porque as empresas vencedoras não comprovaram capacidade técnica.
Uma das empresas que havia ganho a concorrência, conhecida pelo nome fantasia “Queijo Minas”, levantou suspeitas. “Essa empresa teve um aumento de capital social repentino, de R$ 80 mil para R$ 5 milhões”, disse Nogueira.
Segundo o deputado, outras empresas não especializadas no ramo, como uma locadora de veículos, também haviam ganho o leilão. “Das quatro empresas vencedoras, apenas a Zafira Trading atua no comércio exterior desde 2010”, pontuou o deputado.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.