Comissão da Câmara convoca Lewandowski para explicar ausência da PF em operação no Rio
Ministro da Justiça deve prestar esclarecimentos sobre megaoperação que deixou 121 mortos nas comunidades da Penha e do Alemão

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o requerimento nº 462/2025, que convoca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro na semana passada.
O pedido foi apresentado pelo deputado Coronel Zucco (PL-RS), que justificou a convocação afirmando que o ministério “se omitiu de participar ou apoiar a ação”. A operação, que mirou a facção Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão, deixou 121 mortos, segundo a Polícia Civil.
“A ausência da Polícia Federal numa operação dessa relevância levanta dúvidas sobre as razões dessa decisão e se houve motivação política ou ideológica que tenha impedido o apoio federal às forças de segurança do Rio de Janeiro. Não se pode admitir que divergências institucionais ou orientações políticas se sobreponham ao dever do Estado de proteger a população e garantir a lei e a ordem”, escreveu Zucco no requerimento.
Após a operação, Lewandowski afirmou que não recebeu um pedido formal do governo estadual para apoio da União. Já o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que a corporação foi informada sobre a ação, mas avaliou que “não era uma operação razoável” para participação da PF.
Na última quarta-feira (29), Lewandowski e o governador Cláudio Castro (PL) anunciaram cooperação entre os governos federal e estadual no enfrentamento ao crime organizado. O plano inclui a criação de um Escritório Emergencial no Rio de Janeiro, o reforço do efetivo federal e a ampliação de ações conjuntas entre a PF, a PRF e as forças estaduais de segurança.







