Comissão apresenta proposta de Jardim Botânico para Uefs
Durante esta primeira reunião, foi informado à reitora da Uefs os trâmites legais que precisam ser cumpridos pela Instituição para que o processo de implantação do Jardim Botânico seja iniciado.
Implantar no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) uma área ambiental protegida, constituída por coleções de plantas vivas, com intuito de desenvolver pesquisas, além de atividades de preservação e educação ambiental é a proposta de um grupo de docentes do Departamento de Biologia (DCBio) da Instituição. Na última quarta-feira (12), o grupo se reuniu com a reitora da Uefs, professora Amali Mussi, para debater sobre a implantação de um jardim botânico na Universidade.
A coordenadora do projeto, professora Tânia Regina dos Santos explicou que muita gente tem uma ideia preconcebida de que algo assim tem que ser dentro de um espaço único, exclusivo. No entanto, não é necessário. “Praças podem ser utilizadas para isso. Existe em Pernambuco uma praça que é um Jardim Botânico oficial”, explicou.
A idealizadora também destacou que o espaço será importante para preservação da flora local, educação ambiental e também porque será aberto ao público, simplesmente, para contemplação. De acordo com ela, é uma oportunidade de troca de conhecimentos entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós, e também com alunos da Educação Básica.
Durante esta primeira reunião, foi informado à reitora da Uefs os trâmites legais que precisam ser cumpridos pela Instituição para que o processo de implantação do Jardim Botânico seja iniciado. O grupo se reunirá novamente no dia 8 de julho.