Comércio de Feira de Santana terá funcionamento especial na Semana Santa
A questão do funcionamento do comércio tanto na Semana Santa como na Micareta, no Dia das Mães e no São João já está acordada.
O comércio de Feira de Santana está se preparando para um período intenso de vendas e movimentação econômica com a chegada de uma série de datas importantes no calendário: Semana Santa, Micareta, Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João.
Segundo Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, os empresários estão prontos e as equipes bem treinadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que esse momento traz.
“Vai ser uma data única, quase. É uma atrás da outra. A gente não vai nem ter tempo de respirar. Mas os empresários estão prontos, as equipes estão bem treinadas”, afirmou Marco. Ele destacou ainda que, apesar dos desafios, tudo está pacificado em relação ao funcionamento do comércio.
“A questão do funcionamento do comércio tanto na Semana Santa como na Micareta, no Dia das Mães e no São João já está acordada. Faltam pequenos ajustes durante o Arraial do Comércio de São João, mas eu tenho certeza de que não teremos nenhuma dificuldade.”
Funcionamento do comércio na Semana Santa
Sobre a programação específica da Semana Santa, o presidente do sindicato explicou como funcionará o comércio:
- Sexta-feira Santa (feriado nacional): o comércio do centro estará fechado, conforme previsto na convenção coletiva. Já os bairros e os shoppings estão autorizados a funcionar, principalmente por conta da demanda por entretenimento, alimentação e produtos típicos da data, como chocolates e mariscos.
- Sábado: funcionamento normal. “Hoje, o sábado é o dia mais importante do comércio, o de maior faturamento. Os comerciários ganham mais comissão e o movimento é muito forte, principalmente pela tradição de comprar produtos específicos da Semana Santa.”
- Domingo de Páscoa: embora a convenção autorize o funcionamento, o centro geralmente permanece fechado. “Não faz sentido abrir no domingo, é uma prática já consolidada”, disse.
- Segunda-feira, dia 21: centro fechado, e bairros e shoppings com autorização para abrir. “Não houve nenhuma solicitação dos empresários do centro para funcionamento na segunda. Então seguimos a regra da convenção.”
Uma das principais novidades para o período é a ampliação do horário de funcionamento do comércio durante o Arraial do Comércio, que trará impacto direto na geração de empregos.
“Estamos estimando um crescimento no emprego em vinte por cento nas empresas do centro da cidade. Como o comércio vai funcionar das 8h às 20h, são doze horas de expediente e o mesmo trabalhador não pode cumprir toda a carga, então mais pessoas serão contratadas”, explicou Marco Silva.