Bahia

Comando da PM lamenta morte de soldado baleado em ação e destaca dedicação do policial

O velório e o sepultamento do policial devem ocorrer no município de Alagoinhas, sua cidade natal.

10/01/2026 12h16
Comando da PM lamenta morte de soldado baleado em ação e destaca dedicação do policial
Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar da Bahia vive um momento de luto com a morte do soldado Eduardo César do Nascimento Filho, baleado durante uma ação policial na região de Santa Luz, na madrugada de sexta-feira (9) para sábado (10). O velório e o sepultamento do policial devem ocorrer no município de Alagoinhas, sua cidade natal.

Ao De Olho na Cidade, o comandante do Policiamento da Região Nordeste, coronel Daniel Figueiredo, falou sobre a perda do militar e relembrou as circunstâncias da ocorrência.

“É um momento de muita dor, de muita tristeza para todos nós, para a Polícia Militar em especial, para a Região Nordeste e para o 16º Batalhão. Perdemos hoje um irmão de farda, um excelente policial, o soldado Eduardo César do Nascimento Filho”, afirmou o comandante.

Segundo o coronel, a ocorrência teve início após dois suspeitos praticarem o roubo de um veículo no município de Gavião. Inicialmente, os criminosos estavam em uma motocicleta e, em seguida, tomaram de assalto um automóvel modelo Renegade, seguindo em direção à cidade de Valente, próximo a Santa Luz.

“Recebemos a informação pelo nosso Centro Integrado de Comunicações, o CICOM. De imediato, as guarnições entraram em alerta e iniciaram rondas na cidade e nas localidades próximas para localizar o veículo roubado”, explicou.

Minutos depois, o carro foi encontrado pelas guarnições, que deram ordem de parada. No entanto, os suspeitos reagiram atirando contra os policiais.

“De imediato houve o revide, eles efetuaram disparos contra a nossa guarnição. Mais à frente, o veículo colidiu com um ônibus que estava parado. Um dos elementos desceu e correu para o matagal, ainda atirando, e nesse revide ele foi atingido e veio a óbito”, relatou o coronel.

Durante o confronto, o soldado Eduardo também foi baleado. Ele foi socorrido inicialmente para uma unidade de saúde municipal e, posteriormente, transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

“Infelizmente, nesse momento de muita dor, nós perdemos o nosso irmão de farda. Uma situação realmente muito triste para todos nós”, lamentou.

Com quase 15 anos de serviços prestados à Polícia Militar, o soldado Eduardo construiu grande parte de sua trajetória profissional em Feira de Santana, onde se formou e atuou por muitos anos. Ele estava havia pouco tempo trabalhando na região nordeste do estado.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Leia também:

Policial militar morre após confronto durante perseguição a veículo roubado na região de Santa Luz

Comentários

Leia também

Bahia
Após Itacaré, Prefeitura de Ilhéus proíbe exigência de consumação mínima nas praias

Após Itacaré, Prefeitura de Ilhéus proíbe exigência de consumação mínima nas praias

Decreto também enquadra como prática abusiva a recusa de atendimento ou a negativa de...
Bahia
Operação Verão reforça resgates aquáticos com uso de aeronaves no litoral baiano
Bahia
Casa de Vidro do BBB26 chega a Salvador e atrai multidão em shopping

Casa de Vidro do BBB26 chega a Salvador e atrai multidão em shopping

Candidatos da região Nordeste disputam a preferência do público por duas vagas no BBB...