Feira de Santana

Comandante da PM apela por “leis que regulem eventos”, em Audiência Pública sobre a violência

Outros profissionais da Segurança Pública também compareceram na audiência

27/03/2023 06h55
Comandante da PM apela por “leis que regulem eventos”, em Audiência Pública sobre a violência
Foto: Marcio Garcez Vieira / ASCOM-CMFS

Um apelo, ao Poder Legislativo, pela “aprovação de leis que regulem os eventos em Feira de Santana”. Este foi um dos principais pontos do discurso do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Adalberto Piton, na Audiência Pública realizada pela Câmara, sobre a criminalidade neste Município. O debate foi proposto pela Frente Parlamentar de Combate à Violência. A presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB) e o presidente deste órgão, vereador Pastor Valdemir (PV), dirigiram os trabalhos.

Roberto Leal falou sobre as mortes de mulheres, em Feira de Santana, “a maioria resultado do envolvimento com tráfico de drogas”. Segundo ele, o número de prisões “mostra que o trabalho está sendo feito”. Ao pedir cuidado com as avaliações do trabalho realizado, disse que “ações efetivas vêm sendo feitas” e sugeriu “aplaudir as boas ações, não apenas criticar”. O delegado defende a necessidade da Secretaria de Assuntos Penais também participar do debate sobre a segurança pública.

A comandante da Ronda Maria da Penha, tenente Renata Martins, informou que este projeto, implantado em 2016, tem um efetivo especializado e acompanha 240 famílias, utilizando de “ferramentas financeiras, psicológicas e sociais”. Defendendo a importância de discutir a violência doméstica, ela reproduziu números de 2020, quando 1.400 feminicídios foram registrados, sendo que 40% das mulheres morreram dentro de seus próprios lares. Ela também discursou sobre “a experiência restauradora na vida de uma mulher, tornando-a empoderada, feliz e com autonomia”.

Presente à Audiência Pública, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, George Silva Paim, sugeriu investimentos no esporte e fomento ao emprego, junto com diálogo e debate, como medidas que podem reduzir o envolvimento dos jovens na criminalidade. Representando o arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Dementino de Castro, o Padre Jorge Fontes disse que considera o momento “oportuno e valioso “para discutir a violência urbana. A apóstola Mariângela destacou o papel da Igreja neste combate, enquanto o bispo Roque Hudson encerrou a audiência com uma oração pela paz.

*Com informações CMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Triagem para cirurgia de gigantomastia atende mais de 300 mulheres em Feira de Santana

Triagem para cirurgia de gigantomastia atende mais de 300 mulheres em Feira de Santana

Programa da Fundação Hospitalar oferece tratamento gratuito para condição que compromete...
Feira de Santana
Feira de Santana é referência regional com aterro sanitário legalizado, destaca secretário de serviços públicos

Feira de Santana é referência regional com aterro sanitário legalizado, destaca secretário de serviços públicos

Atualmente, o aterro de Feira de Santana recebe resíduos de seis municípios da região,...
Feira de Santana
Cemitérios de Feira de Santana terão programação de missas no Dia de Finados

Cemitérios de Feira de Santana terão programação de missas no Dia de Finados

A data é marcada por homenagens, orações e momentos de reflexão em memória dos entes...